PÚBLICO, ver o país como ele é: diverso e a cores

Como diz o lema da nossa primeira página, é importante “abrir portas onde se erguem muros”. Foi isso que inspirou a equipa multimédia do PÚBLICO que preparou o vídeo que agora lançamos com um apelo claro aos leitores: leiam o jornal que vos oferece esta abertura e estimula esta pluralidade.

É importante regressar aos valores matriciais da democracia liberal europeia. A democracia que recusa o mundo a preto e branco. No PÚBLICO sabemos qual é o ponto de partida: a democracia aberta, a Europa, a liberdade individual e a iniciativa privada, a recusa intransigente de todas as discriminações, a preocupação solidária com os mais frágeis e excluídos, a ideia de que o progresso se faz com a tolerância do diálogo e a riqueza da diversidade.


Nesta matriz, só se justifica a intolerância contra a intolerância, contra ameaças aos direitos humanos ou contra a própria democracia. Como diz o lema da nossa primeira página, é importante “abrir portas onde se erguem muros”. Foi isso que inspirou a equipa multimédia do PÚBLICO que preparou o vídeo que agora lançamos com um apelo claro aos leitores: leiam o jornal que vos oferece esta abertura e estimula esta pluralidade. Manuel Carvalho