Angola: quando a crise é grande nem os Santos ajudam

Ao fim de dois anos no poder, João Lourenço tem muito pouco para apresentar em seu benefício. A economia está em recessão e vai continuar até 2022, ano de eleições. Com uma inflação prevista de 24% para este ano e um desemprego jovem de 56%, “a situação social é explosiva”. O cerco judicial à família do ex-Presidente é uma forma de desviar as atenções?

Foto
"João Lourenço fez do combate à corrupção um autêntico programa de Governo, o que não é correcto", afirmou o economista Alves da Rocha Nelson Garrido

Ainda não é este ano que a economia angolana sai do crescimento negativo. Ao fim de cinco anos de recessão, a ONU prevê para 2020 mais recessão. Em 2020, a contracção será de 1%, prevendo as Nações Unidas que só em 2021 se poderá voltar ao crescimento – tímido de 1,5%. Tão tímido que em termos per capita, isto é, quando se divide esse crescimento da economia pelo aumento da população, o resultado será uma contracção pelo sétimo ano consecutivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários