Zoo de Lisboa recolhe doações para ajudar coalas afectados por fogos

O jardim zoológico vai também doar uma parte do dinheiro do seu fundo de conservação, alimentado com as receitas da bilheteira.

Foto
LUSA/BIANCA DE MARCHI

O Jardim Zoológico de Lisboa vai lançar uma campanha de angariação de fundos para ajudar os animais da Austrália afectados pelos incêndios dos últimos meses.

Até Março, os visitantes poderão contribuir colocando dinheiro em vários mealheiros que estarão espalhados pelo parque. Para recuperar a fauna e flora, o Zoológico de Lisboa vai também doar uma parte do dinheiro do seu fundo de conservação, alimentado com as receitas da bilheteira. O jardim zoológico colabora desde 1991 num projecto de conservação de coalas no parque nacional australiano de Blue Mountains, no estado de Nova Gales do Sul, em parceria com a Sociedade Zoológica de San Diego, dos Estados Unidos.

“As projecções são alarmantes e indicam um elevado número de animais mortos e feridos”, afirma em comunicado o Zoo de Lisboa, que recebe relatórios sobre a evolução dos animais através de dois biólogos de San Diego que estão no terreno, financiados pelo projecto: Bill Ellis e Kellie Leigh.

No parque de Blue Mountains, uma área classificada como património mundial, equipas de batedores foram enviados para a frente dos incêndios para procurar os coalas que têm colares com transmissores, para os salvar e levar para um hospital veterinário em Sydney.

Para além da captura dos animais, “são necessários apoios para a sua alimentação, transporte e posterior libertação, assim que seja seguro”, tal como a monitorização dos animais quando puderem regressar ao seu habitat natural, afirma o Jardim Zoológico, que pede assim aos visitantes para doarem. "O dinheiro recolhido nos mealheiros irá reverter integralmente para esta missão”, garantem.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários