Descobertas dez novas aves canoras em ilhas pouco exploradas da Indonésia

Além de anunciar a identificação de novas espécies e subespécies de aves, uma equipa de cientistas da Singapura e da Indonésia alerta para a degradação das florestas das ilhas onde foram encontradas.

Foto
Ave da subsespécie Cyornis omissus omississimus James Eaton/Birdtour Asia

De diferentes cores, tamanhos e melodias, as aves são a classe de animais mais conhecida do mundo. Contudo, desde 1999 que só são descritas, em média, entre cinco e seis novas espécies por ano. Esta sexta-feira, uma equipa de cientistas da Singapura e da Indonésia anuncia que durante uma expedição de seis meses encontrou cinco novas espécies e cinco novas subespécies de aves canoras em três ilhas da Indonésia. De acordo com os investigadores, este é o maior número de espécies identificado numa área geográfica tão restrita em mais de um século.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar