“A vingança está a chegar” aos EUA, prometem xiitas e iranianos

Com a ordem para assassinar o general Qassem Soleimani, o Presidente norte-americano atolou os Estados Unidos num conflito no Médio Oriente — de onde tanto queria tirar o seu país.

Qasem Soleimani
Fotogaleria
Manifestação de luto por Soleimani em Teerão Nazanin Tabatabaee/WANA/REUTERS
,Bagdá
Fotogaleria
O cortejo fúnebre em Bagdad Khalid al-Mousily/REUTERS
,Quim Torra
Fotogaleria
Homens fardados, membros de milícias, à cabeça do cortejo em Bagdad AHMED JALIL/EPA
,Estados Unidos
Fotogaleria
Mulheres iranianas de luto por Soleimani ABEDIN TAHERKENAREH/EPA
Fotogaleria
Protesto contra a guerra em Times Square, Nova Iorque Peter Foley/EPA

Nas ruas de Bagdad ouviram-se gritos de “morte à América” e foi feita uma promessa em tom de ameaça: “A vingança está a chegar”. O cortejo fúnebre, neste sábado, do general iraniano Qassem Soleimani, assassinado por um drone norte-americano, foi um jura de guerra e morte para os EUA feita pelos xiitas e pelos iranianos. À noite, houve rockets disparados contra a Zona Verde em Bagdad, onde fica a embaixada norte-americana no Iraque, e uma base militar, a norte da cidade. Todos esperam a retaliação do Irão contra os EUA, que se teme que desencadeie um novo conflito no Médio Oriente. Ou que chegue aos EUA, por exemplo, através de um ciberataque.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 42 comentários