Secretário da Marinha acusa Trump de não saber o que é “combater com ética”

Richard Spencer foi forçado a sair do cargo na sequência do perdão do Presidente norte-americano a militares acusados de crimes de guerra. Num artigo de opinião, pede aos aliados dos EUA que tenham “paciência” com o país.

Foto
Richard Spencer, 65 anos, foi militar nos Marines dos EUA entre 1976 e 1981 LUSA/US MARINE CORPS/SGT. AKEEL AUSTIN HANDOUT

A tensão entre a Casa Branca e o Pentágono por causa dos perdões concedidos pelo Presidente Donald Trump a três soldados acusados de crimes de guerra, no dia 15 de Novembro, atingiu um ponto alto esta semana com a demissão do secretário da Marinha, Richard Spencer. Num artigo de opinião publicado esta quinta-feira no jornal The Washington Post, o antigo responsável lança duras críticas a Trump, acusando-o de não saber o que significa estar nas Forças Armadas, nem o que é “combater com ética”.

Richard Spencer, um antigo capitão dos Marines, de 65 anos, apresentou a demissão no domingo, sob pressão do secretário da Defesa interino, Mark Esper.

À revelia de Esper, Spencer tentou negociar com a Casa Branca um desfecho para o caso de Edward Gallagher, um segundo-sargento da força de elite da Marinha norte-americana – os Navy Seals – acusado de crimes de guerra durante a batalha de Mossul, no Iraque, em 2017.

No julgamento, em Julho, Gallagher não foi considerado culpado das acusações mais graves. Mas a intervenção do Presidente Trump em defesa do sargento, ao longo de todo o processo, foi mal recebida pela hierarquia militar norte-americana.

Spencer pede “paciência” aos aliados

“Foi uma intervenção chocante e sem precedentes”, afirma o antigo secretário da Marinha, esta quinta-feira, no Washington Post. “E foi também uma forma de nos recordarmos que o Presidente [Trump] tem muito pouca compreensão sobre o que significa estar no serviço militar, combater com ética ou ser guiado por um conjunto uniforme de regras e práticas.”

Foto
Edward Gallagher tem 40 anos e está na Marinha dos EUA há 20 anos. Cumpriu oito missões no Iraque e no Afeganistão e foi condecorado duas vezes por feitos heróicos REUTERS/Mike Blake

São acusações duras que remetem para o passado de Donald Trump e para a sua postura como líder, tanto nos negócios pessoais como na Casa Branca. Em Dezembro de 2018, o jornal New York Times noticiou que Trump escapou à guerra do Vietname, em 1968, com base num diagnóstico falso feito por um médico a pedido do seu senhorio da altura, Fred Trump – pai de Donald Trump.

No texto publicado esta quinta-feira, Richard Spencer admite que tentou resolver a situação à revelia do secretário da Defesa – seu superior hierárquico –, e diz que o caso deve servir de lição para ele e “para a nação”.

“Os nossos aliados têm de saber que continuamos a ser uma força do bem, e por favor tenham paciência connosco enquanto passamos por esta época”, diz o antigo secretário da Marinha norte-americana.

Acusado de disparar contra civis

Foi o culminar de um caso que começou em Março, com a intervenção do Presidente Trump em defesa de Edward Gallagher, de 40 anos.

Foto
Mark T. Esper é secretário da Defesa interino desde Julho, em substituição de Jim Mattis. O experiente general norte-americano demitiu-se no final de 2018 por discordar do anúncio da retirada dos EUA da Síria e de outras decisões do Presidente Trump Lisa Ferdinando/REUTERS

Gallagher foi detido em Setembro de 2018 numa base dos Marines, na Califórnia, e foi acusado de homicídio premeditado, tentativa de homicídio e obstrução da Justiça. Os casos aconteceram durante a batalha de Mossul, no Iraque, em 2017.

Segundo a acusação, feita com base em testemunhos de outros elementos dos Seals, Gallagher matou, com uma facada na zona do pescoço e de forma premeditada, um combatente do Daesh de 12 anos que estava ferido e a ser assistido no chão por um paramédico norte-americano.

Depois, posou para uma fotografia ao lado do cadáver e enviou-a por telemóvel, com a frase “Esta foto tem uma boa história por trás dela, apanhei-o com a minha faca de caça”.

O segundo-sargento dos Seals foi também acusado de tentativa de homicídio por disparar contra um homem e uma mulher civis que não eram combatentes, e de tratamento humilhante de um inimigo por posar para a fotografia com o cadáver do combatente do Daesh.

No julgamento, em Julho, Edward Gallagher não foi considerado culpado das acusações mais graves, mas foi condenado a quatro meses de prisão por causa da fotografia e foi despromovido a primeiro-sargento. Como já tinha passado mais do que quatro meses em detenção antes do julgamento, acabou por ser libertado.

Trump felicitou o militar

A tensão entre a Casa Branca e a hierarquia militar norte-americana começou em Março, quando o Presidente Trump escreveu no Twitter que Gallagher iria ser transferido para um centro de detenção “menos restritivo” enquanto aguardava pelo julgamento, “em honra ao seu serviço ao país”.

Foto
Donald Trump esteve sempre ao lado do sargento acusado de crimes de guerra pela Justiça militar norte-americana REUTERS/Yuri Gripas

Ainda que o Presidente dos EUA tenha autoridade para interferir nas decisões da justiça militar, a ordem caiu mal no Pentágono.

Por essa altura, o comandante dos Seals, o almirante Collin Green, estava empenhado na revisão do código de conduta da força de elite, por considerar que era preciso pôr fim a uma série de casos semelhantes ao do segundo-sargento Gallagher. E uma interferência do Presidente Trump na cadeia de comando podia tirar autoridade às chefias militares para cumprirem esse e outros objectivos.

O Presidente norte-americano voltou a intervir no caso em Julho, quando deu os parabéns a Gallagher no final do julgamento, e outra vez em Novembro, com duas ordens. Primeiro, determinou que Gallagher não poderia ser alvo de um processo disciplinar de rotina, após o julgamento, que poderia expulsá-lo dos Seals e tirar-lhe a insígnia da força de elite; e depois ordenou que Gallagher recuperasse o posto de segundo-sargento, no mesmo dia em que perdoou dois outros militares norte-americanos acusados de crimes de guerra.

Foi já depois disso, na semana passada, que o então secretário da Marinha tentou obter um compromisso da Casa Branca para que o caso fosse encerrado sem que a hierarquia militar fosse posta em causa pela intervenção do Presidente – Gallagher seria alvo de um inquérito, mas não seria expulso dos Seals.

Richard Spencer foi forçado a demitir-se e Edward Gallagher reformou-se das Forças Armadas de forma voluntária, com efeitos a partir deste domingo, 1 de Dezembro. Mantém o posto de segundo-sargento dos Navy Seals e a insígnia, e terá direito à pensão de reforma sem quaisquer penalizações, anunciou o Presidente Trump no domingo passado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários