Empresário de Anadia burlado em 2.300 euros com MB Way

“Eu dei autorização para me roubarem. O banco diz que a culpa foi minha”, desabafou o empresário. A PSP já alertou para um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB Way.

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Andreia Carvalho

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro está a investigar o caso de um empresário de restauração de Anadia que se queixa de ter sido burlado em 2.300 euros com o sistema MB Way, disse esta segunda-feira fonte daquele órgão de polícia criminal.

O caso ocorreu há cerca de uma semana, quando Januário Ferreira recebeu um telefonema de um indivíduo a encomendar um jantar para várias pessoas. “O senhor disse que queria fazer a transferência de dinheiro por MB Way e eu fui ao multibanco fazer o que ele me mandou”, disse à Lusa o empresário de 39 anos.

Januário Ferreira julgou que estava a introduzir os dados para efectivar a suposta transferência, mas na realidade estava a dar acesso aos burlões para movimentarem a sua conta. “Segui os passos confiando nele, porque pensei que fosse para me transferir o dinheiro”, contou.

Quando chegou a hora do jantar e vendo que não aparecia ninguém, foi ao computador ver a sua conta e verificou que já tinham sido feitos vários levantamentos, num total de cerca de 2.300 euros.

“Eu dei autorização para me roubarem. O banco diz que a culpa foi minha. Agora, independentemente disso, fui burlado”, desabafou o empresário.

Contactado pela Lusa, o coordenador da PJ de Aveiro, Rui Nunes, confirma que têm recebido muitas queixas de burla com o MB Way.

“Temos tido muitas situações de MB Way quase diariamente”, disse Rui Nunes, adiantando que o grosso das queixas tem a ver com pessoas que colocam artigos à venda na internet.

Este mês a SIBS, responsável pelo Multibanco e pela aplicação MB Way, afirmou em comunicado que “mantém uma relação estreita com as autoridades” relativamente às burlas ocorridas com recurso àquela app, mas não revelou dados concretos devido ao segredo de justiça.

O comunicado da SIBS surgiu após a PSP ter alertado para um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB Way, tendo registado 135 queixas entre Janeiro e Maio deste ano.

Na nota, a SIBS alertava os utilizadores para que não adicionem “números de telefone de terceiros ou desconhecidos ao serviço” MB Way, reforçando a importância de verificar “os extractos das contas bancárias regularmente”.

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