Vintage e nostalgia: à procura da perenidade no luxo

O ano de 1969 foi o mais importante do século XX em termos de relojoaria. Primeiros cronógrafos automáticos, primeiro relógio na Lua, primeiro relógio de quartzo, tudo ocorreu há precisamente meio século, quando até parecia que o relógio mecânico ia morrer. Não só resistiu, como é hoje mais procurado do que nunca. Mas não é para saber as horas…

Foto
Omega Speedmaster DR

Foi a 10 de Janeiro de 1969 que a Zenith apresentou, em protótipo, o primeiro cronógrafo automático do mundo. Para isso, usou um calibre que baptizou como El Primero (“o  primeiro” em esperanto, sublinhando a sua vocação universal). Este calibre revolucionário fazia 36 mil vibrações por hora (5 Hz). Além disso, tinha roda de coluna integrada, rotor central montado em rolamentos de esferas e mais de 50 horas de autonomia. Estas inovações técnicas fizeram dele, desde logo, o cronógrafo mecânico mais preciso do mundo, capaz de medir décimos de segundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar