Proposta do PS para despenalizar a eutanásia é igual à de 2018

O grupo parlamentar socialista entregou esta quinta-feira um projecto de lei na Assembleia da República. O documento apresenta-se praticamente inalterado face à versão discutida e chumbada em São Bento no último ano. PAN e Bloco também já entregaram iniciativas a favor da despenalização da morte assistida.

Foto
Proposta dos socialistas na anterior legislatura foi chumbada em Maio de 2018 com uma pequena diferença de votos MARIA JOAO GALA

O Partido Socialista entregou esta quinta-feira no Parlamento um novo projecto de lei para despenalizar a eutanásia. Ao contrário do PAN e do Bloco de Esquerda, o PS não propõe a despenalização da morte assistida — que inclui também o suicídio assistido —, mas apenas da eutanásia. No diploma, os socialistas fazem depender o processo da passagem pelo crivo um médico especialista na patologia que afecta o doente e de uma comissão composta por especialistas da área da Justiça, Saúde e Bioética, a criar para acompanhar estes casos. O projecto de lei prevê ainda a consulta a um psiquiatra, mas não a considera obrigatória. No texto entregue na Assembleia da República, a exposição de motivos mantém-se inalterada face à versão socialista discutida e chumbada pelo Parlamento em 2018 e as alterações legais acontecem apenas na mudança da ordem de alguns artigos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários