Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

Câmara vai transmitir final da Libertadores na praça central da cidade. Minhotos temem que iniciativa afaste pessoas da partida frente ao Gil Vicente, que coincidirá com início do jogo entre Flamengo e River Plate.

Foto
António Salvador, presidente do Sp. Braga LUSA/RICARDO CASTELO

A final da Taça Libertadores deste sábado, disputada entre Flamengo e River Plate, está a ter grande impacto em Portugal. Por um lado, pelo facto de o país acolher uma grande comunidade brasileira e, por outro, devido à presença – e sucesso – do técnico Jorge Jesus no banco “rubro-negro”. Devido à importância mediática que o jogo assumiu, e por ser casa de uma das “embaixadas” do clube no país, a Câmara Municipal de Braga decidiu reservar a praça principal do centro da cidade para transmitir a partida num ecrã gigante. Iniciativa que poderá ter agradado a muitos, mas que caiu mal junto do Sp. Braga, principal clube bracarense.

Em comunicado publicado esta sexta-feira, os minhotos mostram-se surpreendidos com a decisão da autarquia. Tudo porque no mesmo dia, às 18h30, o Sp. Braga vai receber o Gil Vicente, num duelo a contar para a Taça de Portugal. Os minhotos temem que esta iniciativa — com início marcado para as 18h — possa afastar pessoas do Estádio Municipal e diminuir o apoio dos bracarenses no duelo minhoto.

“Foi pois com surpresa que o SC Braga recebeu a notícia de que a autarquia colaborou na organização e cedeu a Praça do Município para a transmissão da final da Taça dos Libertadores entre o Flamengo e o River Plate, percebendo ainda com maior estranheza que o evento se inicia às 18 horas e que mereceu divulgação e apelos à participação através das redes sociais do Presidente da Câmara Municipal de Braga e do seu vereador João Rodrigues”, pode ler-se no comunicado.

O clube alega que os adeptos bracarenses se sentem desrespeitados pelo facto de o “grande emblema desportivo da cidade ser secundado para que se faça a promoção de uma final sul-americana”, acusando o município de não ter feito qualquer divulgação da partida deste sábado frente ao Gil Vicente e de não valorizar as relações institucionais com o clube.

“O que este Clube não compreende e não pode aceitar é que os altos representantes do nosso Município desrespeitem, com estas estratégias, não apenas a relação institucional que o SC Braga tanto tem feito para estreitar, mas acima de tudo afrontem a grande maioria dos cidadãos que têm no SC Braga o seu símbolo e que vêem o jogo do grande emblema desportivo da cidade ser secundado para que se faça a promoção de uma final sul-americana”, explicam.

O duelo minhoto entre Sp. Braga e Gil Vicente está marcado para as 18h30 deste sábado. Por sua vez, a final da Libertadores entre Flamengo e River tem pontapé de saída marcado para as 20h (Portugal Continental). 

Sugerir correcção
Ler 12 comentários