PS mantém César, Louçã e Abrantes para o Conselho de Estado; PSD acrescenta Rio a Balsemão

PS volta a indicar nomes do BE e PCP. PSD indica Rui Rio para se juntar a Francisco Balsemão porque CDS perde o seu representante.

Fotogaleria
A eleição dos nomes propostos pela Assembleia da República para o Conselho de Estado realiza-se no dia 22 de Novembro. Rui Gaudencio
António Costa mantém Carlos César no Conselho de Estado
Fotogaleria
António Costa mantém Carlos César no Conselho de Estado Nuno Ferreira Santos

O PS vai manter os nomes que indicou há quatro anos para serem nomeados para o Conselho de Estado pela Assembleia da República. Mantém-se, assim, naquele órgão de aconselhamento do Presidente da República o presidente do PS, Carlos César, o antigo líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã e o dirigente do PCP Domingos Abrantes. Já o PSD PSD vai indicar o seu presidente, Rui Rio, para integrar o Conselho de Estado, juntando-se o actual líder social-democrata ao fundador Francisco Pinto Balsemão, que se mantém naquele órgão de consulta do Presidente da República.

Os sociais-democratas ficam com o lugar que pertencia ao CDS-PP (que indicara em 2015 Adriano Moreira), que perde a representação devido à quebra nos resultados eleitorais de Outubro, que encolheram o grupo parlamentar de 18 para cinco deputados. Rui Rio, por seu lado, acumula assim três das funções de maior peso do partido: é presidente do PSD, presidente da bancada parlamentar (cargo para o qual se auto-propôs ir a votos) e o representante dos sociais-democratas junto do Presidente da República.

Por outro lado, com esta decisão de continuidade, o líder do PS e primeiro-ministro, António Costa, demonstra simbolicamente o seu interesse em manter o entendimento à esquerda do Parlamento com o BE e o PCP, ainda que na actual legislatura não tenham sido assinados acordos de entendimento parlamentar.

A eleição dos nomes propostos pela Assembleia da República para o Conselho de Estado realiza-se no dia 22 de Novembro e é feita através da apresentação de uma lista.

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários