Concelhia da Póvoa de Varzim quer Manuel Monteiro no congresso do CDS

Estrutura local acredita que estatutariamente o ex-líder já é, de novo, militante do partido.

Congresso do CDS realização em Janeiro em Aveiro
Fotogaleria
Congresso do CDS realização em Janeiro em Aveiro Paulo Pimenta
Reunião magna de 2018 realizou-se em Lamego, em Março
Fotogaleria
Reunião magna de 2018 realizou-se em Lamego, em Março Paulo Pimenta

A concelhia do CDS da Póvoa de Varzim entende que, estatutariamente, Manuel Monteiro “já está filiado” no partido, razão pela qual vai propor que o ex-presidente possa participar no congresso centrista de 25 e 26 de Janeiro de 2020 como delegado. A notícia é avançada nesta quinta-feira pelo Jornal de Notícias que cita Salazar Castelo Branco, o líder da estrutura local do CDS que recebeu o pedido de refiliação de Monteiro.

“De acordo com os estatutos, é à concelhia que cabe aceitar (ou não) a refiliação. Não tem de haver homologação ou aceitação da direcção nacional. Estatutariamente, está filiado”, afirma Castelo Branco ao JN

A lista de delegados propostos pela concelhia da Póvoa de Varzim será aprovada em reunião daquela estrutura marcada para 30 de Novembro e enviada, posteriormente, para a comissão organizadora do congresso de Aveiro. A eleição de delegados pode decorrer precisamente até ao dia 30 deste mês e o prazo para a apresentação de moções globais, com que os candidatos apresentam a sua candidatura à liderança, e as sectoriais, termina em 27 de Dezembro.

Recorde-se que Manuel Monteiro entregou a ficha de reinscrição ainda em Setembro e foi aceite 24 horas depois pela direcção da estrutura local do CDS, que comunicou o facto à direcção nacional do partido. Desde então, o único desenvolvimento foi a declaração do secretário-geral do partido, Pedro Morais Soares, no sentido de que “essa é uma decisão que ficará na pasta de transição”.​ Monteiro escreveu então uma carta a Morais Soares questionando a razão para a decisão ter sido adiada, mas ainda não obteve resposta.

Sugerir correcção
Comentar