Nova coreografia de Paulo Ribeiro Le Chef d’Orchestre estreia-se quinta-feira

A peça, uma co-produção com o Thêàtre National de Chaillot, ficará em cena até domingo.

Foto
manuel gomes

A nova coreografia de Paulo Ribeiro, Le Chef d'Orchestre, que destaca a figura do líder bom actuando “em prol de uma causa comum”, estreia-se na quinta-feira, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no Teatro Camões, em Lisboa. A peça, uma co-produção com o Thêàtre National de Chaillot, em França, ficará em cena até domingo.

“Uma pessoa que transporta em si a música, todas as músicas... Um maestro... é sempre uma pessoa de bem, é o líder das boas causas, é o epicentro de um movimento total, é o exemplo da sociedade perfeita; todos concertados para a felicidade geral”, diz, sobre esta nova peça, o coreógrafo numa sinopse divulgada pela companhia.

Para Paulo Ribeiro, “um maestro não dirige sozinho, é permeável às propostas que os músicos lhe fazem, sugere, recebe e contrapõe. Fiel depositário de uma obra maior que lhe foi confiada, negoceia, ao segundo, a sua capacidade de transcendência. É aqui que o seu caminho se cruza com a dança e os seus intérpretes”.

O coreógrafo acrescenta ainda: O maestro “tem por missão orientar os fluxos da vida, porque eles são feitos de música. Raramente, as questões individuais e colectivas, estiveram tão associadas, ainda por cima para desígnios tão edificantes para todos. É inegável a dimensão política exemplar: um líder que faz bem, sempre bem, sempre em prol de uma causa comum! Um indivíduo frente a um colectivo e vice-versa. Com missões diferentes todos trabalham para o mesmo fim”.

Para colocar em palco esta ideia, o coreógrafo leva o maestro a um encontro com um corpo de dança de vinte intérpretes, masculinos e femininos, que executarão partituras do compositor Shostakovitch, e de outros registos musicais “distintos, mas cúmplices”.

A concepção e coreografia são de Paulo Ribeiro, os figurinos de José António Tenente, o desenho de luz de Nuno Meira.

Sugerir correcção
Comentar