Governo prometeu 131 milhões para sem-abrigo. Câmaras de Lisboa e Porto receberam zero

Há meio ano, Governo prometeu investir milhões de euros na integração dos sem-abrigo até ao final de 2020, mas autarquias e associações dizem que, até agora, o dinheiro não chegou ao terreno. O Porto conta 140 pessoas a viver na rua e Lisboa cerca de 360. O ministério da Segurança Social diz que prestará contas no início de 2020.

Foto
Adriano Miranda/arquivo

Em Julho, o Governo prometeu investir até ao final do próximo ano 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo. Meio ano depois, o que foi feito? “Do lado do Governo, não há dinheiro a ser investido, nem por via das autarquias nem por via das associações”, sustentou ao PÚBLICO o vereador da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo. Do Porto, a resposta não é diferente: “Não chegou nada. Não foram alocados quaisquer recursos ao nível local por parte do Governo que deixou o esforço todo do lado da autarquia e das organizações não-governamentais”, precisou o vereador com o pelouro da Acção Social, Fernando Paulo. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários