Santa Casa e Banco Montepio vão investir mais de um milhão de euros em projectos de inovação social

Iniciativa irá abranger projectos na área da política pública e de inovação social. Candidaturas podem ser feitas no site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Foto
Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Vitor Cid

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Banco Montepio vão investir um milhão e 350 mil euros na iniciativa Projectos de Impacto, destinada a financiar projectos de inovação social, anunciou na quinta-feira a SCML.

A iniciativa Projectos de Impacto pretende “financiar e potenciar projectos inovadores nas áreas da protecção social, emprego, saúde, justiça, educação e inclusão social, assim como estimular a filantropia”, refere um comunicado da SCML. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contribui com 900 mil euros e o Banco Montepio com 450 mil eurosAs verbas serão atribuídas anualmente durante os próximos três anos, sob orientação do DEES.

“Uma organização como a Santa Casa está a fazer um grande caminho para os próximos dez, 15 anos”, disse à Lusa a directora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da SCML, Inês Sequeira, acrescentado que “para haver inovação social é fundamental este género de instrumentos”.

Os Projectos de Impacto contemplam dois mecanismos de apoio: títulos de impacto social e parcerias para o impacto. Os títulos de impacto social têm como objectivo financiar projectos inovadores na política pública, nomeadamente nas áreas do emprego, protecção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital. As candidaturas para este mecanismo irão decorrer entre 21 de Novembro e 5 de Dezembro, no site da organização.

As parcerias para o impacto, cujas candidaturas começaram quinta-feira e terminam a 11 de Novembro, também no site da SCML, pretendem financiar a criação e desenvolvimento de projectos de inovação social, através do co-financiamento com investidores sociais.

A iniciativa surge no âmbito do programa Portugal Inovação Social cujo objectivo é promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado do investimento social.

Sugerir correcção
Comentar