Setembro foi o mês em que se venderam mais passes na região de Lisboa

Foram vendidos mais de 723 mil passes Navegante e outros.

A introdução de novos passes fez disparar a procura
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A introdução de novos passes fez disparar a procura Rui Gaudencio

O mês de Setembro foi aquele que registou o maior número de vendas de passes de transporte Navegante e outros, desde a aplicação do novo sistema tarifário, em Abril. Foram vendidos 723.129 títulos, um aumento de 25,5% em relação às vendas do mesmo período de 2018, comparando a totalidade dos passes vendidos.

Já no primeiro trimestre de 2019, e de acordo com os dados da AML, o número de passes vendidos apresentava um crescimento médio de 4,8% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Desde 01 de Abril que os utentes passaram a ter dois modelos de passes na AML, um dos quais é o Navegante Metropolitano, que permite a utilização “em todos os modos de transporte, todas as empresas de transportes em toda a Área Metropolitana de Lisboa” e que custa no máximo 40 euros mensais.

Foram também criados 18 passes Navegante Municipal - um para cada um dos 18 concelhos que integram a AML - que, por 30 euros, permitem ao utente utilizar todos os transportes públicos de um concelho, ficando com a denominação da área geográfica a que diz respeito, como Navegante Lisboa, Navegante Sintra ou Navegante Vila Franca.

Foi ainda criado o Navegante Família - cujo preço máximo equivale a dois passes, ou seja 80 euros, e serve várias pessoas do mesmo agregado familiar -, através do multibanco. Este título começou a ser vendido no final de Julho para ser usado em Agosto.

Segundo os dados apresentados pela AML, registou-se uma tendência crescente na procura do Navegante Família, desde a sua entrada em vigor.

Em relação à venda de cartões Lisboa Viva (suporte físico necessário para o carregamento dos passes Navegante), em comparação com período homólogo de 2018, houve um aumento de 34%, o que significa que continua a haver, todos os meses, novas adesões.

A AML refere que, apesar de os dados de adesão ao novo sistema tarifário serem ainda “valores provisórios e não trabalhados em todas as suas análises”, o líder de vendas tem sido o Navegante Metropolitano.

Ainda de acordo com os dados revelados, a produção de cartões Lisboa Viva4_18 e Lisboa VivaSub23 concentra-se tipicamente no mês de Setembro, coincidindo com o início do período escolar, já que é condição essencial para aquisição dos passes 4_18 e Sub23.