Santarém convida a provar Portugal no Festival Nacional de Gastronomia

É já a 39.ª edição daquele que é conhecido como o maior festival gastronómico do país. Das tasquinhas aos chefs, há muito para comer e beber de 24 de Outubro a 3 de Novembro na Casa do Campino.

Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém
Fotogaleria
DR/CM Santarém

Ao longo de onze dias, “Portugal vai estar à mesa” em Santarém, com “o melhor da gastronomia nacional”, garantiu esta segunda-feira, durante a apresentação da nova edição do Festival Nacional de Gastronomia, o presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, João Leite.

O programa para a festa, que decorre de 24 de Outubro a 3 de Novembro, foi apresentado à volta de um almoço preparado pelo chefe ribatejano Rodrigo Castelo, vencedor do concurso Troféu Portugal 2018 e que será responsável, juntamente com João Correia, por um dos cinco banquetes agendados para a edição deste ano

Estes cinco banquetes, segundo referiu João Leite à Lusa, serão um dos grandes destaques do 39.ª festival e serão preparados por chefes com estrelas Michelin como Rui Paula (25/10), Chakall (26/10), Óscar Gonçalves (31/10), João Correia e Rodrigo Castelo (1/11) e Justa Nobre (2/11).

O festival, este ano, terá dias temáticos sobre “o vinho e a vinha", subtema do festival, relacionado com a temática da Feira Nacional da Agricultura, que se realizou em Junho em Santarém.

Na iniciativa, os municípios convidados apresentarão nos respectivos dias repastos que incluam vinho, “dos mais tradicionais aos mais inovadores”, dando a conhecer, além da gastronomia e do vinho dos seus territórios, a oferta turística. A agenda inclui Grândola (25/10), Peso da Régua (26), Viseu (27), Lagoa (30), Palmela (31), Anadia (1/11), Açores (2) e Santarém (3).

Além das tradicionais tasquinhas com gastronomia de todo o país, o certame reserva um espaço para a doçaria tradicional e os agro-produtos, com a presença de 27 expositores, e outro para o artesanato, com 31 artesãos, estando agendados momentos de animação com diversos grupos musicais e quatro “concertos intimistas”, com Sebastião Antunes Trio (dia 25/10), Jorge Palma (26), João Chora (1/11) e Três Bairros (2).

No dia 28 arranca a primeira edição do Concurso Nacional de Cozinha Tradicional Portuguesa, promovido pela Qualifica/oriGIn Portugal, com o objectivo de motivar os produtores a “continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença”, bem como "divulgar os genuínos produtos tradicionais portugueses" e possibilitar o aparecimento de novos produtos à base de matérias-primas locais ou nacionais.

No dia 29 realiza-se a gala de entrega de prémios do concurso anual Great Taste Awards, evento com origem no Reino Unido (começou em 1994) e que tem sido “responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excepcional e pela sua promoção junto de profissionais e consumidores”.

Do programa do festival, fazem ainda parte dois seminários sobre a temática do vinho, o primeiro no dia 27 sobre “O Casamento entre a comida e o Vinho”, com Paulo Amado, director da revista Inter, e Rodrigo Castelo, chefe do restaurante Taberna Ó Balcão, e o segundo no dia 2 de Novembro, sobre “Marketing e Promoção de Vinhos”, com representantes das quintas da Alorna e da Lagoalva e da CVR Tejo, ambos moderados por Francisco Armando Fernandes, consultor cultural do festival.

O certame integra várias “Conversas sobre o Vinho”, provas comentadas, formações para profissionais e a presença dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. 

Organizado pela autarquia e pela Viver Santarém, com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e produção da Essência do Vinho, o Festival Nacional de Gastronomia contará ainda com mais momentos marcantes. Caso de, no dia 24, a assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Confraria da Gastronomia do Ribatejo para a elaboração da Carta Gastronómica do Concelho, que tem por objectivo é preservar “a riqueza, diversidade e excelência do receituário tradicional" local. 

Também a pensar no futuro, no dia 28 será feita a apresentação do Dia Nacional da Gastronomia 2020, evento que será celebrado em Santarém no último fim-de-semana de Maio e que irá marcar o arranque da celebração dos 40 anos do festival. “Serão dois dias em que será dado grande destaque a Santarém” e à sua relação com a gastronomia, disse João leite, adiantando que o restante programa de festas, com eventos a decorrerem ao longo de todo o ano, será apresentado no início de 2020.

O programa do Festival Nacional de Gastronomia 2019, a decorrer na Casa do Campino de Santarém, poderá ser consultado no site oficial.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários