Morreu Manuel Amado (1938-2019), o pintor da serenidade

O artista deixa uma obra original, marcada pela pintura de espaços vazios, dominados pelo jogo entre a luz e a sombra.

Fotogaleria
Manuel Amado no seu atelier, em 2008 ricardo brito
Fotogaleria
Casa de Banho com Cortina Amarela (1992) foi uma das obras escolhidas pela pintora Paula Rego para integrar a última exposição de Manuel Amado, em 2016 DR
Fotogaleria
A Escada da Adega é uma das quatro pinturas do artista na colecção do Museu Calouste Gulbenkian Museu Gulbenkian
Fotogaleria
Interior da Barraca, 1989 DR
Fotogaleria
Fechem-me essa Cortina, 2004 DR
,Arte
Fotogaleria
Interior nos Olivais, 1989 DR

O pintor Manuel Amado morreu esta segunda-feira no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro. Tinha 81 anos. Deixa uma obra pictórica extensa e coerente, marcada por lugares desabitados, que o público português e mesmo estrangeiro pôde apreciar em exposições regulares a partir de 1975. O velório realiza-se esta terça-feira, pelas 17h, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde na quarta-feira às 10h será rezada uma missa, após a qual o pintor será cremado numa cerimónia privada.

Manuel António de Sotto-Mayor da Silva Amado nasceu a 13 de Junho de 1938. Era o quarto de sete filhos do casamento entre o homem de letras e de teatro Fernando Alberto da Silva Amado e Margarida Abreu de Sotto-Mayor. Até aos 19 anos residiu com a família no palacete dos avós maternos, ao Campo Grande, o mesmo que hoje alberga o Museu de Lisboa. A memória desta grande casa, cheia de recantos, corredores e grandes janelas, surge regularmente na sua pintura, que se desenvolveu numa linguagem muito própria logo desde o início.

Contava que, aos 14 anos, uma tia lhe ofereceu um cavalete e tintas a óleo. Estimulado pelo ambiente cultural de que gozava em casa e no Colégio Moderno, que frequentou, começa a usá-las. Ao mesmo tempo, como actor amador, participa em peças de teatro sob a direcção de Manuel Lereno e António Manuel Couto Viana. Terminado o liceu, ingressa em Arquitectura, que na época exigia uma sólida aprendizagem de desenho de estátua a carvão. Em 1957 já conhece a obra de Picasso e de Matisse, e sobretudo de De Chirico e dos surrealistas, com quem partilha tantas afinidades.

Foto
Pintura da série A Estrada da Comenda, 1993 DR

Manuel Amado, já casado com Maria Teresa Rosa Viegas, fará o serviço militar em Angola, conhecendo então Cruzeiro Seixas, com o qual manterá profunda amizade. É em Angola que começa a pintar memórias de espaços e jardins, estimulado, segundo dizia, pelas “saudades das suas realidades longínquas”.

Durante a década de 60, nascem os seus três filhos: o músico Rodrigo Amado, a arquitecta Rita Amado e a jornalista Joana Amado (que trabalhou no PÚBLICO). Trabalha como arquitecto para os Hospitais Militares, Aeronáutica Civil e Hidrotécnica Portuguesa. Começa a expor com amigos, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, na Junta de Turismo da Costa do Sol e na Galeria S. Mamede. Orgulhava-se de ter vendido o seu primeiro quadro a Mário Soares, em 1982.

Embora se tenha tornado mais conhecido como pintor, o certo é que a arquitectura nunca deixou de moldar o seu interesse pelo espaço pintado. Disse, a certa altura, que foi desenvolvendo os seus “caminhos das pinturas”, estações de comboios, interiores, exteriores, palcos e bastidores, na relação que todos estes temas possuem com a arquitectura. E que sentia um enorme prazer em trabalhar com tudo aquilo que era construção humana.

Foto
Terraço com Cadeira III, 1992 DR

Em 1984, participa como actor na peça de Almada Negreiros, Antes de Começar, levada à cena no antigo CAM da Gulbenkian. A pintora Lourdes Castro contracena com ele, marcando o início de uma longa amizade entre ambos. A partir de 1986 a sua obra começa a internacionalizar-se, primeiro nos Estados Unidos, em Washington, e mais tarde em Londres, Paris, Boston ou Pequim.

Mantém-se fiel aos temas que lhe interessam: as casas vazias, com sinais de uma presença que se ausentou há pouco, os jardins imaculados, naturezas-mortas reduzidas ao essencial, e mesmo, numa das suas últimas grandes exposições, cenários de teatro, personagens de cartão recortado que reflectem, como num espelho, a ausência serena que transparece em toda a sua pintura. Sobre essas pinturas inabitadas disse em entrevista ao PÚBLICO em 2007, a propósito da exposição Pintura, Pintura, no Centro Cultural de Cascais: “São sítios em que quase sempre não está ninguém, mas pode estar. São sítios utilizados pelas pessoas. Já não me lembro quem, mas alguém dizia o seguinte: ‘Percebo muito bem que o Manuel não ponha pessoas porque ele pinta o espaço, a luz, o sossego de um sítio. Se tivesse figuras, personagens, ia poluir a pureza do que se pretende'”. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários