China e Hong Kong, um conflito que já chegou ao desporto

Daryl Morey, director-geral dos Houston Rockets, da NBA, deu uma opinião pessoal sobre o conflito, escrevendo “lute pela liberdade, apoie Hong Kong”. E está a pagar por isso.

Foto
Yao Ming foi estrela dos Rockets, na NBA, antes de iniciar funções diplomáticas na China. Reuters/KIM KYUNG-HOON

Os Houston Rockets, uma das principais equipas da NBA, estão perante um boicote total por parte da China. Com base na hostilidade entre Hong Kong e a China, um dos conflitos geopolíticos mais complexos do globo, com escalada de violência nos últimos meses, Daryl Morey, director-geral dos Rockets, deu uma opinião pessoal sobre o assunto e fez um tweet escrevendo “lute pela liberdade, apoie Hong Kong”.

A Associação Chinesa de Basquetebol (ACB) já anunciou a suspensão da histórica parceria com a equipa texana de basquetebol, numa acção com simbolismo idelével: o presidente da ACB é nada mais nada menos do que Yao Ming, o melhor basquetebolista chinês de sempre e lenda dos… Houston Rockets. Foi, aliás, através desta parceria que Yao se tornou uma “marca”. E foi também no pós-Yao que a China se consolidou o segundo maior mercado da NBA, a seguir aos Estados Unidos.

A Tencent, principal empresa de comunicação da China, já anunciou, também, o boicote aos Rockets e a suspensão de transmissão dos jogos da equipa, de longe a mais seguida pelos fãs chineses. Também outros patrocinadores, como bancos ou marcas desportivas, suspenderam o apoio à equipa.

O veto está, para já, dependente daquilo a que os chineses chamaram “uma explicação razoável” por parte de Morey, que já pediu desculpa pelo tweet – prontamente apagado –, garantiu que não queria ofender ninguém e reiterou que as suas publicações nas redes sociais manifestam opiniões pessoais e não veiculam os Houston Rockets. Nada feito, todavia. Pelo menos para já.

Apesar de dizer que tem o melhor director-geral da NBA, o dono dos Houston Rockets já deu um “puxão de orelhas” público a Daryl Morey, dizendo que o dirigente “não fala pelos Rockets (…), que não são uma organização política, apenas joga basquetebol”. Menos meigo foi Mike Bass, chefe de comunicações da NBA, que criticou a postura de Morey: “Reconhecemos que as opiniões expressas pelo responsável dos Houston Rockets, Daryl Morey, ofenderam profundamente muitos dos nossos amigos e fãs na China, o que é lamentável”.

Em suma: um veto chinês, relações comerciais comprometidas, altos investimentos desportivos em risco, “raspanete suave” do patrão e “raspanete duro” da organização da NBA. Um tweet sobre geopolítica nunca é apenas um tweet sobre geopolítica, muito menos se envolver duas das maiores potências mundiais. E menos ainda se envolver personalidades com poder em áreas importantes como o desporto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários