Quando a moda é alvo de piada. Desfile da Chanel foi invadido por uma humorista

Invasões de adeptos em eventos desportivos é algo que já não surpreende. Num desfile de moda, porém, é menos usual. Aconteceu esta semana, em Paris, e nada menos do que com a icónica Chanel.

,moda
Fotogaleria
Marie Benoliel é conhecida por encenar situações em que se infiltra em acontecimentos públicos relevantes Gonzalo Fuentes/Reuters
,moda
Fotogaleria
A entrada de Benoliel apanhou todos de surpresa Gonzalo Fuentes/Reuters
,moda
Fotogaleria
A humorista apresenta-se como Marie S'Infiltre (Marie Penetra, numa tradução livre) Gonzalo Fuentes/Reuters
,Desfile de moda
Fotogaleria
Benoliel depressa apanhou o jeito, imitando as restantes modelos Gonzalo Fuentes/Reuters
,Chanel
Fotogaleria
Benoliel considerou a acção um tributo à marca Gonzalo Fuentes/Reuters
Virginie Viard
Fotogaleria
Gigi Hadid acabou por retirar a humorista da "passerelle" Gonzalo Fuentes/Reuters
,moda
Fotogaleria
De acordo com a humorista, o conjunto que vestia é um Chanel autêntico Gonzalo Fuentes/Reuters
Fotogaleria
A "rapper" Cardi B. confessou-se “um pouco assustada” Gonzalo Fuentes/Reuters

No último dia da Semana de Moda de Paris, que decorreu entre 23 de Setembro e 1 de Outubro, uma mulher — entretanto identificada como sendo Marie Benoliel, uma humorista que se apresenta como Marie S'Infiltre (Marie Penetra, numa tradução livre) e cujo repertório no seu canal de Youtube passa por registar momentos em que se infiltra nos mais variados acontecimentos — misturou-se entre as modelos que apresentavam a colecção de Virginie Viard.

A intenção passaria por criar um momento divertido, como aliás acontece em grande parte dos seus vídeos publicados no Youtube, mas o que provocou foi o choque entre os presentes e a fúria das manequins: Gigi Hadid assumiu o controlo, enfrentou a humorista, que se tentava misturar com a colecção da casa de moda parisiense, envergando um conjunto de saia e casaco em xadrez preto e branco (que a própria garante tratar-se de um Chanel autêntico), e retirou-a da passadeira do Grand Palais nos Campos Elíseos.

PÚBLICO -
Foto

A postura de Gigi Hadid, descrita como “icónica” pela sua irmã, a também modelo Bella Hadid, e louvada pela colaboradora da Chanel Carine Roitfeld na sua conta de Instagram (“Gigi salva o final do desfile da Chanel (…)”), foi duramente criticada pelo seu alvo. “Ela obviamente não percebeu a minha abordagem humorística”, disse, citada pela revista Elle.

Além do mais, a actriz entende que a sua entrada na passerelle foi uma homenagem à marca; uma espécie de tributo. “O que faço é uma sátira exaustiva à nossa sociedade”, diz Benoliel à Elle, acrescentando que a sua intenção passa por “mostrar o quão engraçadas são algumas situações”.

Porém, Gigi Hadid não foi a única a não perceber nem a intenção de Marie Benoliel, nem a piada da situação. A rapper Cardi B., que assistia ao desfile, confessou-se “um pouco assustada” em declarações ao jornal Women's Wear Daily.

Ao longo da semana de Paris, Benoliel também se infiltrou no desfile de lingerie da Etam, dando origem a um vídeo que entretanto já soma mais de 200 mil visualizações. O caso Chanel e o facto de ter sido expulsa por Gigi parece, porém, estar a dar maior visibilidade à sua última partida: em menos de 24 horas, o seu vídeo já teve mais de 170 mil visualizações.

PÚBLICO - Vivienne Westwood. A exuberância da britânica voltou a surpreender Paris e a indústria da moda
Vivienne Westwood. A exuberância da britânica voltou a surpreender Paris e a indústria da moda Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Vivienne Westwood. O desfile, assinado pelo companheiro de Westwood, Andreas Kronthaler, destacou-se pelo facto de o designer se propor a a olhar seriamente para a sustentabilidade da moda
Vivienne Westwood. O desfile, assinado pelo companheiro de Westwood, Andreas Kronthaler, destacou-se pelo facto de o designer se propor a a olhar seriamente para a sustentabilidade da moda Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Vivienne Westwood. A maioria dos tecidos não foi tingido por opção de Kronthaler
Vivienne Westwood. A maioria dos tecidos não foi tingido por opção de Kronthaler Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Vivienne Westwood. O destaque foi para um chapéu gigante em forma de peixe, elaborado de despojos de lantejoulas que tinha no seu estúdio
Vivienne Westwood. O destaque foi para um chapéu gigante em forma de peixe, elaborado de despojos de lantejoulas que tinha no seu estúdio Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Vivienne Westwood. A maior parte dos tecidos foi recuperada de stocks abandonados há muito
Vivienne Westwood. A maior parte dos tecidos foi recuperada de stocks abandonados há muito Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Akris. A icónica bolsa criada por Albert Kriemler em forma trapezoidal faz dez anos
Akris. A icónica bolsa criada por Albert Kriemler em forma trapezoidal faz dez anos Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Akris. As formas proporcionaram a fluidez de movimentos
Akris. As formas proporcionaram a fluidez de movimentos Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Akris. O uso de materiais leves foi uma constante
Akris. O uso de materiais leves foi uma constante Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Akris. As malas, claro, não faltaram.
Akris. As malas, claro, não faltaram. Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Akris. O criativo da Akris regressou ao trapézio, numa celebração da silhueta feminina
Akris. O criativo da Akris regressou ao trapézio, numa celebração da silhueta feminina Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Balmain. Olivier Rousteing a arriscar ainda mais do que é costume
Balmain. Olivier Rousteing a arriscar ainda mais do que é costume Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Balmain. Uma colecção que não deixou ninguém indiferente
Balmain. Uma colecção que não deixou ninguém indiferente Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Balmain. O alinhamento monocromático destacou-se em muitas propostas
Balmain. O alinhamento monocromático destacou-se em muitas propostas Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Balmain. Com cortes inspirados nas linhas das décadas de 1980 e 1990, sobressai o uso de cores em tonalidades expressivas
Balmain. Com cortes inspirados nas linhas das décadas de 1980 e 1990, sobressai o uso de cores em tonalidades expressivas Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Balmain. De destacar os conjuntos a preto e branco, em que Rousteing brinca com a dualidade dos dois tons para criar formas geométricas
Balmain. De destacar os conjuntos a preto e branco, em que Rousteing brinca com a dualidade dos dois tons para criar formas geométricas Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Celine. Desde o início do ano passado que Hedi Slimane, o antigo director da Saint Laurent, se passou para o conglomerado de luxo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) para criar a linha Celine
Celine. Desde o início do ano passado que Hedi Slimane, o antigo director da Saint Laurent, se passou para o conglomerado de luxo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) para criar a linha Celine Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Celine. Nas propostas de Slimane percebe-se que o corte com a YSL ainda não é claro
Celine. Nas propostas de Slimane percebe-se que o corte com a YSL ainda não é claro Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Celine. Na passerelle, houve um certo ambiente de nostalgia pelos anos da “paz e amor”
Celine. Na passerelle, houve um certo ambiente de nostalgia pelos anos da “paz e amor” Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Celine. Houve calças de ganga de cintura subida e de bocas largas (Não, ainda não são sinos!), motivos florais
Celine. Houve calças de ganga de cintura subida e de bocas largas (Não, ainda não são sinos!), motivos florais Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Celine. Os casacos pesados foram uma constante
Celine. Os casacos pesados foram uma constante Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Chanel. A Semana da Moda de Paris era a prova de fogo para Virginie Viard que, depois de mais de três décadas de trabalho ao lado de Karl Lagerfeld, assumiu a liderança da casa francesa após a sua morte
Chanel. A Semana da Moda de Paris era a prova de fogo para Virginie Viard que, depois de mais de três décadas de trabalho ao lado de Karl Lagerfeld, assumiu a liderança da casa francesa após a sua morte Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Chanel. Neste segundo desfile só seu (o primeiro foi em Julho), Viard  provou que o ADN da icónica marca lhe corre nas veias
Chanel. Neste segundo desfile só seu (o primeiro foi em Julho), Viard provou que o ADN da icónica marca lhe corre nas veias Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Chanel. Houve tailleurs de corte intemporal, as jaquetas bouclé cujo nome se confunde com o da marca e casacos longos
Chanel. Houve tailleurs de corte intemporal, as jaquetas bouclé cujo nome se confunde com o da marca e casacos longos Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Chanel. Aos tradicionais modelos, a criativa juntou saias em balão ou casaquinhos bordados
Chanel. Aos tradicionais modelos, a criativa juntou saias em balão ou casaquinhos bordados Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Chanel. Destaque para os curtos calções
Chanel. Destaque para os curtos calções Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Dior. A natureza conquistou relevo na apresentação de Maria Grazia Chiuri, que não deixou escapar a oportunidade para promover o debate sobre o impacte da indústria da moda no ambiente
Dior. A natureza conquistou relevo na apresentação de Maria Grazia Chiuri, que não deixou escapar a oportunidade para promover o debate sobre o impacte da indústria da moda no ambiente Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Dior. A designer traçou uma homenagem sincera à Primavera, inspirada nas gravuras dos séculos XVII e XVIII da botânica alemã Maria Sybilla Merian
Dior. A designer traçou uma homenagem sincera à Primavera, inspirada nas gravuras dos séculos XVII e XVIII da botânica alemã Maria Sybilla Merian Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Dior. Na passerelle vingaram as saias longas, calças largas, mas também peças utilitárias
Dior. Na passerelle vingaram as saias longas, calças largas, mas também peças utilitárias Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Dior. Curiosidade: as tranças longas exibidas pelas modelos originaram rumores de que se trataria de uma referência à jovem activista sueca Greta Thunberg
Dior. Curiosidade: as tranças longas exibidas pelas modelos originaram rumores de que se trataria de uma referência à jovem activista sueca Greta Thunberg Benoit Tessier/Reuters
PÚBLICO - Givenchy. A britânica Clare Waight Keller é a primeira mulher a assinar a colecção da Givenchy (algo que faz com êxito desde 2017)
Givenchy. A britânica Clare Waight Keller é a primeira mulher a assinar a colecção da Givenchy (algo que faz com êxito desde 2017) Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Givenchy. Pelos vestidos, o mote floral distingue-se dos demais
Givenchy. Pelos vestidos, o mote floral distingue-se dos demais Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Givenchy. Há propostas feitas de camadas sobrepostas
Givenchy. Há propostas feitas de camadas sobrepostas Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Givenchy. Keller é também a primeira criativa da casa fundada, em 1952, por Hubert de Givenchy a regressar ao passado para criar uma linha moderna
Givenchy. Keller é também a primeira criativa da casa fundada, em 1952, por Hubert de Givenchy a regressar ao passado para criar uma linha moderna Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Givenchy. A estilista recuperou calças de ganga de um armazém, onde estavam desde a década de 1990, e revitalizou-as.
Givenchy. A estilista recuperou calças de ganga de um armazém, onde estavam desde a década de 1990, e revitalizou-as. Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Guy Laroche. Uma colecção, de Richard René, que parece carecer de um fio condutor,Guy Laroche. Uma colecção, de Richard René, que parece carecer de um fio condutor
Guy Laroche. Uma colecção, de Richard René, que parece carecer de um fio condutor,Guy Laroche. Uma colecção, de Richard René, que parece carecer de um fio condutor Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Guy Laroche. Houve vestidos brancos fluidos, pesadas camisas em camurça, macacões… ,Guy Laroche. Houve vestidos brancos fluidos, pesadas camisas em camurça, macacões…
Guy Laroche. Houve vestidos brancos fluidos, pesadas camisas em camurça, macacões… ,Guy Laroche. Houve vestidos brancos fluidos, pesadas camisas em camurça, macacões… Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - As propostas de Richard René para a colecção Primavera/Verão 2020 da Guy Laroche
As propostas de Richard René para a colecção Primavera/Verão 2020 da Guy Laroche Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Guy Laroche. A inspiração veio do cinema: "Madame Claude" (1977), do mesmo realizador de "Emmanuelle", Just Jaeckin
Guy Laroche. A inspiração veio do cinema: "Madame Claude" (1977), do mesmo realizador de "Emmanuelle", Just Jaeckin Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Hermès. Assinada pela designer Nadège Vanhee-Cybulski, uma colecção segue as premissas de luxo da marca
Hermès. Assinada pela designer Nadège Vanhee-Cybulski, uma colecção segue as premissas de luxo da marca Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Hermès. Nota-se a vontade de criar um armário de básicos
Hermès. Nota-se a vontade de criar um armário de básicos Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Hermès. As peças de Vanhee-Cybulski podem ser usadas por qualquer mulher – desde que haja dinheiro à disposição…
Hermès. As peças de Vanhee-Cybulski podem ser usadas por qualquer mulher – desde que haja dinheiro à disposição… Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Hermès. Nos materiais, Vanhee-Cybulski ousou cruzar o pesado couro com o ultraligeiro organdi
Hermès. Nos materiais, Vanhee-Cybulski ousou cruzar o pesado couro com o ultraligeiro organdi Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Uma proposta de Nadège Vanhee-Cybulski para a colecção Primavera/Verão 2020 da Hermès
Uma proposta de Nadège Vanhee-Cybulski para a colecção Primavera/Verão 2020 da Hermès Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Saint Laurent. As propostas de Anthony Vaccarello cintilaram na noite parisiense
Saint Laurent. As propostas de Anthony Vaccarello cintilaram na noite parisiense Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Saint Laurent. Houve calções curtíssimos ou botas de cowboy
Saint Laurent. Houve calções curtíssimos ou botas de cowboy Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Saint Laurent. Destaque ainda para vestidos debruados a ouro, blusas em chiffon ou saias plissadas metalizadas
Saint Laurent. Destaque ainda para vestidos debruados a ouro, blusas em chiffon ou saias plissadas metalizadas Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Saint Laurent. A icónica supermodelo Naomi Campbell encerrou o desfile
Saint Laurent. A icónica supermodelo Naomi Campbell encerrou o desfile Gonzalo Fuentes/Reuters
PÚBLICO - Saint Laurent. A passerelle tinha vista para a Torre Eiffel
Saint Laurent. A passerelle tinha vista para a Torre Eiffel Gonzalo Fuentes/Reuters
Fotogaleria
Sugerir correcção