Decisão europeia sobre créditos na Polónia deixa BCP sob pressão

Esta semana ficará na revista do ano 2019 do BCP. O Tribunal de Justiça da União Europeia vai decidir o que fazer aos créditos na Polónia que passaram de francos suíços para zlotys. Uma decisão que terá repercussões nas contas do banco português.

Foto
rui gaudencio

O BCP entrou numa semana crítica à espera do parecer pendente no Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o dossiê “frankowicze”, que terá repercussões (evitando ou provocando perdas) nas contas dos bancos polacos, um deles, o Bank Millennium, controlado pelo grupo português. O que vier a ser decidido pela instância luxemburguesa, esta quinta-feira, servirá de indicação de enquadramento aos tribunais locais (que têm a última palavra) sobre as acções que contestam os encargos decorrentes a decisão de conversão em zlotys (moeda polaca) de milhares de milhões de euros de créditos à habitação contraídos originalmente em francos suíços.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários