Joker rapta o Leão de Ouro em Veneza

Filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquin Phoenix, é o prémio máximo da 76.ª edição do festival, e criou um acontecimento. J’Accuse, de Roman Polanski, recebeu o Grande Prémio do Júri.

Joaquin Phoenix é o protagonista de <i>Joker</i>
Fotogaleria
Joaquin Phoenix é o protagonista de Joker, Leão de Ouro do festival DR
Fotogaleria
Todd Phillips e Joaquin Phoenix na passadeira vermelha de Veneza ,Todd Phillips e Joaquin Phoenix na passadeira vermelha de Veneza Ettore Ferrari/ EPA
,Um oficial e um espião
Fotogaleria
J'Accuse, de Roman Polansky, Grande Prémio do Júri DR
,Martin Eden
Fotogaleria
Luca Marinelli, melhor actor, em Martin Eden, de Pietro Marcello DR
,Filme
Fotogaleria
Ariane Ascaride (à esquerda na imagem), melhor actriz, em Gloria Mundi, de Robert Guédiguian DR

Alberto Barbera, o director da Mostra de Veneza, estará feliz: o filme que andava a promover como o que mais entusiasmava da sua selecção, Joker, de Todd Phillips, entrada de uma major americana na competição de Veneza, recebeu este sábado o Leão de Ouro da 76.ª edição do festival. É que a vitória desse filme, decisão de um júri presidido pela cineasta argentina Lucrecia Martel, e integrando ainda Paolo Virzì, Tsukamoto Shinya, Mary Harron (realizadores), Piers Handling (historiador e crítico), Rodrigo Prieto (director de fotografia) e Stacy Martin (actriz), sanciona a narrativa que Barbera vem impondo no Lido: abrir o festival aos filmes que não são “filmes de festival” – Barbera entende por essa categoria, chamemos-lhe assim, uma rua sem saída – sob pena de se perder parte da excitação do cinema contemporâneo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários