EDP Renováveis obtém crédito de 150 milhões do BEI para centrais no Brasil

EDPR produzirá cerca de 1,8 TWh por ano de energia limpa até 2023 com este projecto

Foto
ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai emprestar 150 milhões de euros à EDP Renováveis (EDPR) Brasil, segundo comunicado divulgado esta quinta-feira, 5 de Setembro no site da instituição financeira. O empréstimo apoiará o desenvolvimento de centrais de geração de energia solar e eólica no Brasil.

O financiamento permitirá à EDPR produzir cerca de 1,8 TWh  (terawatt-hora) por ano de energia limpa até 2023. A linha de crédito de 150 milhões de euros será cedida à EDPR Brasil e depois distribuída pelas várias centrais solares fotovoltaicas e eólicas no Brasil. “A EDPR Brasil pode ainda adquirir dívida sénior a longo prazo de outras instituições financeiras para conseguir todos os recursos necessários para o projecto”.

“Esta operação”, salienta a entidade financeira, “demonstra a preocupação do BEI com as alterações climáticas – não só dentro da União Europeia (UE), como fora”. Reforçando o contributo para capacitar o Brasil a “reduzir as suas emissões de CO2”, o BEI, em comunicado, sublinha os ganhos económicos com a construção de centrais eólicas e solares “reduzindo os custos de importação de energia e de combustíveis, melhorando a segurança energética e a criação de emprego”. 

“A UE é o principal parceiro de desenvolvimento na América Latina, o seu investidor número um e o segundo maior parceiro comercial”, recorda o BEI, que acrescenta que desde 1993 apoia este intercâmbio, “através do financiamento de projectos que contribuam para os objectivos da política externa da UE”.

Citado no comunicado do BEI, o CEO da EDPR, João Manso Neto, afirmou: “esta linha de crédito irá ajudar-nos a prosseguir a nossa actividade no Brasil, um país a meio de uma transição para uma matriz energética mais amiga do ambiente. Além disso, estamos especialmente motivados pelo endosso de uma instituição com o calibre do BEI" 

Sugerir correcção
Comentar