Quinze mortos em incêndio em barco turístico na Califórnia

Autoridades procuram as restantes pessoas que participavam numa expedição de mergulho. Fogo deflagrou durante a madrugada, enquanto grande parte dos passageiros da embarcação turística descansava.

Fotogaleria
Bombeiros tentam extinguir as chamas Reuters
Superyacht
Fotogaleria
Truth, o barco gémeo do Conception LUSA/DAVID MCNEW
Bombeiro
Fotogaleria
Reuters/HANDOUT
Fotogaleria
Reuters/KYLE GRILLOT
Fotogaleria
Reuters/KYLE GRILLOT
Fotogaleria
LUSA/DAVID MCNEW

Subiu para quinze o número de corpos recuperados após um incêndio numa embarcação de recreio ao largo da costa da Califórnia com dezenas de pessoas a bordo, disse o xerife de Santa Barbara, Bill Brown​. As autoridades procuram ainda nove pessoas que estão desaparecidas. 

As autoridades norte-americanas iniciaram operações de busca depois de um fogo numa embarcação de turismo ter feito 34 desaparecidos, ao largo da Ilha de Santa Cruz, no estado da Califórnia, na manhã desta segunda-feira. 

Cinco tripulantes foram resgatados pela Guarda Costeira americana com lesões nas pernas, mas o paradeiro dos restantes passageiros ainda é uma incógnita. Acredita-se que os mais de 30 desaparecidos estivessem nos compartimentos abaixo do convés, tendo ficado presos pelas chamas. A capitã Monica Rochester, da Guarda Costeira, adiantou que estavam 39 pessoas – 33 passageiros e seis tripulantes – a bordo do Conception, uma embarcação de 23 metros de comprimento que se incendiou após ter zarpado do porto da ilha de Santa Cruz. 

PÚBLICO -
Foto
Barco afundar-se-ia antes de os bombeiros conseguirem extinguir as chamas REUTERS

O alerta foi dado às 3h28 locais (11h28 em Portugal Continental), o que significa que o fogo terá deflagrado durante a madrugada, quando a maioria dos passageiros dormia. As causas do incêndio serão alvo de investigação das autoridades competentes.

As equipas de salvamento não conseguiram aceder ao barco, devido aos vários reacendimentos. A embarcação acabou por se afundar a menos de 20 metros da costa, enquanto os bombeiros combatiam o incêndio. O porta-voz dos bombeiros de Santa Barbara, Mike Eliason, avançou que o barco foi totalmente destruído pelas chamas. 

O barco encontrava-se ancorado a norte da ilha, naquele que seria o terceiro e último dia de uma expedição de mergulho da operadora turística Truth Aquatics. A ilha de Santa Cruz fica situada junto à costa da cidade de Santa Barbara. Com Lusa

Notícia actualizada às 07h59.