Oxalá fosse simples

Do lado onde me encontro, aflige-me a desigualdade crescente, sou favorável a uma sociedade de pleno emprego e quero serviços públicos universais de grande qualidade. Acho que isto contribuiria para resolver muitos problemas atuais. Mas não acredito que por si só seja a resposta à vaga de discurso do ódio e de política do egoísmo no mundo.

Há aí um desenho que corre muito pela Internet (da autoria do cartoonista Wiley Miller, também conhecido por “Non Sequitur”) no qual uma longa fila de gente chega a uma bifurcação na qual os dois caminhos alternativos se encontram anunciados por uma tabuleta. Para um lado, a tabuleta indica o caminho “simples mas errado”. Para o outro lado, a tabuleta indica o caminho “complexo mas certo”. A multidão escolhe praticamente toda o caminho “simples mas errado”, que leva diretamente a uma falésia. Algumas raras almas escolhem o caminho “complexo mas certo”, que leva a um caminho sinuoso montanha acima.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários