Esta cama não foi feita para dormir, foi feita para impressionar

Um leito do século XVII que pertenceu a uma das principais casas da aristocracia portuguesa, a dos duques de Cadaval, faz agora parte do circuito de visita do Palácio Nacional de Sintra. E ajuda a pensar nestes móveis que eram, sobretudo, reflexos de riqueza e instrumentos de poder.

Foto
O Leito Cadaval está agora exposto num quarto junto à Sala Árabe do paço onde Afonso VI esteve preso nove anos e onde viria a morrer DANIEL ROCHA

A pergunta é inevitável: para que servia uma cama de aparato? Se o seu objectivo era semelhante ao das baixelas usadas à mesa nas casas reais e nos palácios da nobreza — afirmar estatuto, riqueza, poder e determinado gosto —, em que contexto seria ela usada, uma vez que, ao contrário desses serviços destinados a refeições para vários convidados em ocasiões especiais, a função de uma cama é privada, íntima?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar