Em resposta à revolta popular, governador de Porto Rico demite-se

Dançou-se nas ruas quando Ricardo Rosselló anunciou que abandona o cargo a 2 de Aosto, após vaga de manifestações devido a mensagens do governador recheadas de ofensas a opositores e piadas sobre vítimas do furacão Maria.

,Residente
Fotogaleria
A notícia foi recebida nas ruas com euforia pelos manifestantes, que eram na sua maioria jovens Marco Bello/REUTERS
Fotogaleria
O discurso foi seguido pelos manifestantes de telemóvel Gabriella N. Baez/REUTERS

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, implicado num escândalo que envolve comentários homofóbicos e corrupção, anunciou esta quinta-feira que vai renunciar ao cargo no dia 2 de Agosto. Houve euforia nas ruas de San Juan, a capital: os manifestantes que estavam na rua há 12 dias para exigir a sua demissão dançaram e comemoraram a vitória, ao conseguirem afastar o político que uma fuga de informação revelou ser corrupto, homofóbico, misógino e desrespeitar as vítimas do violento furacão Maria, que deixou de rastos o arquipélago das Caraíbas há menos de dois anos.

“Sinto que continuar neste cargo iria dificultar a continuação dos sucessos que alcancei”, afirmou Rosselló ao anunciar a sua demissão, num discurso em que enumerou todos os sucessos que, a seu ver, a sua administração alcançou, relata a Reuters.

A Cidade Velha de San Juan explodiu de alegria quando chegou a notícia da renúncia de Rosselló – não é de agora que as suspeitas de corrupção pairam sobre a sua administração. Os manifestantes, sobretudo jovens, rodearam o palácio do governador, com bandeiras e foguetes, a cantar “lutar sim, render-se não”, e “olé! olé!”, conta a agência noticiosa. “Hombre, é espectacular, estou tão feliz!”, disse Leonardo Elias Natal, de 19 anos. “É altura de acordar! Estou orgulhoso do meu país!”

Rosselló, de 40 anos, é o primeiro governador de Porto Rico a renunciar ao cargo na história moderna de Porto Rico, administrado pelos Estados Unidos como um território não incorporado, onde a Constituição norte-americana não se aplica na totalidade e o sistema eleitoral é diferente, com 3,2 milhões de habitantes, e que há 13 anos está mergulhado numa profunda crise económica. Está no meio de um processo equivalente a uma declaração de bancarrota, depois de ter deixado de conseguir pagar a sua gigantesca dívida de 123 mil milhões de dólares a partir de 2015.

O maior protesto foi na segunda-feira, quando algumas estimativas apontam para que 500 mil pessoas se tenham juntado para exigir a demissão do governador. A secretária de Justiça de Porto Rico, Wanda Vázquez, deverá ser a nova governadora, de acordo com a agência Associated Press.

Sugerir correcção
Comentar