Ministra do Mar promete que o Guadiana será navegável em Outubro

Embarcações com 70 metros de comprimento e um calado máximo de 1,80 metros vão poder navegar por um canal com 30 metros de largura até ao Pomarão. Mértola fica para mais tarde.

Foto
Melanie Map's

Após várias alterações ao projecto inicial apresentado em 2004 e de sucessivos adiamentos na conclusão dos trabalhos de desassoreamento do rio, as populações ribeirinhas de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola e os municípios da província espanhola de Huelva, San Silvestre de Guzmán, Sanlúcar de Guadiana, El Granado e Ayamonte vão ter, de novo, o Guadiana navegável. Esta é a garantia dada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no velho porto mineiro do Pomarão no passado dia 12 de Julho, onde foi presidir à assinatura do contrato da empreitada para a navegabilidade do troço Alcoutim-Pomarão do rio Guadiana a terceira fase do projecto.

Os trabalhos que vão arrancar “ainda durante o mês de Julho” irão decorrer durante três meses para estarem concluídos “em Outubro” se não houver percalços, prevê a ministra, lembrando que já estão navegáveis duas zonas internacionais do Guadiana, a área entre a entrada da barra de Vila Real de Santo António e a ponte internacional e o troço entre Vila Real de Santo António e Alcoutim, no Algarve.

O valor da empreitada é de 600 mil euros e contempla a realização das dragagens para a regularização do leito do rio. Após a sua conclusão as embarcações com um máximo de 70 metros de comprimento, 10 metros de boca e 1,80 metros de calado, passam a dispor de um canal navegável com uma largura mínima de 30 metros, e cota de serviço de -2 metros ZH (Zero Hidrográfico) que permitem a navegabilidade diurna e nocturna, entre Vila Real de Santo António e o Pomarão.

O financiamento é garantido em 75% pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP 2014-2020), através de uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha.

Apesar de Ana Paula Vitorino anunciar que o projecto de navegação do rio Guadiana até Mértola estará concluído em 2021, a regularização do troço a partir do Pomarão ainda não tem financiamento assegurado para além dos trabalhos a executar apresentarem constrangimentos de natureza técnica e ambiental. “O leito do rio parcialmente rochoso vai obrigar ao desmonte de algumas rochas para permitir que navios com um 1,5 ou 1,6 metros de calado possam chegar a Mértola em período de maré alta ou intermédia”, assinala Jorge Rosa, presidente da vila-museu. Também a sinuosidade do canal e o facto de parte do troço estar inserido no Parque Natural do Vale do Guadiana, são outros dos obstáculos a superar. 

Mas a confirmar-se uma tal possibilidade, a grande via fluvial que fez de Mértola o términus de uma das principais rotas de navegação do sul da Península Ibérica desde o Neolítico e foi lugar privilegiado para a fixação de comerciantes e guerreiros fenícios, cartagineses e romanos, verá retomada a sua função milenar.

A sua história regista o que terá sido, talvez, o seu ponto mais alto na sua escala de importância mundial quando, através porto fluvial do Pomarão, permitiu escoar entre 1858 e 1965 o cobre extraído da Mina de São Domingos, através do rio Guadiana, recebendo cerca de 500 navios por ano, com capacidade média de 300 toneladas. Durante a actividade do couto mineiro o rio nunca esteve assoreado. Competia à companhia de mineração “Mason & Barry”, empresa inglesa que detinha a concessão da mina a obrigação legal de manter o canal navegável. Com o fim da exploração mineira em 1965, e cessando a navegação comercial regular, a navegabilidade do rio perdeu importância, deixando de existir a obrigatoriedade da manutenção do canal que foi sujeito, até ao presente, a muitos anos de sedimentação e alterações no leito.

Em Setembro de 1960, o navio Mértola, que fazia percursos para passageiros entre a vila com o mesmo nome e Vila Real de Santo António, realizou a sua última viagem. Mais tarde, em 1993, as carreiras fluviais entre Mértola e Vila Real de Santo António foram retomadas mas cedo se revelou ser difícil dar continuidade à navegação por força do assoreamento do rio Guadiana no troço entre Mértola e o antigo porto mineiro do Pomarão, sedimentos que se acumularam desde que Alqueva encerrou comportas em 2002.

Sugerir correcção
Comentar