Solução de compromisso dá presidência da Comissão Europeia aos socialistas

Frans Timmermans é o nome que resulta do acordo de princípio para as nomeações dos dirigentes das instituições comunitárias tem apoio de Merkel e Macron. Antes da cimeira extraordinária deste domingo, PPE terá de encontrar um nome para a presidência do Conselho Europeu. Alto Representante para a Política Externa será um liberal.

Foto
O holandês Frans Timmermans, candidato apoiado pela "frente progressista", é muito provavelmente o próximo presidente da Comissão LUSA/FERNANDO VELUDO

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o Presidente de França, Emmanuel Macron, já deram o seu apoio ao acordo de princípio alcançado pelas três maiores famílias políticas europeias de conservadores, socialistas e liberais para a distribuição dos lugares de topo das instituições comunitárias na próxima legislatura, através de uma grelha que preserva o princípio da eleição de um dos cabeças de lista propostos nas eleições de Maio e reconhece a nova realidade da fragmentação política saída da votação europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 30 comentários