Excêntrico, global e lisboeta: eis o álbum de Madonna

É um universo diverso. São três álbuns num álbum. Há romance, sexo e política, como em qualquer disco de Madonna, mas também alusões latinas e lisboetas, no novo e extravagante Madame X, que é editado a 14 de Junho. Relato de uma primeira escuta.

Foto

São pelo menos três álbuns num só. Há faixas que apontam para uma nova tendência da pop globalizada, sob a forma de canções inspiradas por ritmos e atmosferas latinas. Há incursões por variações do hip-hop como o trap, o dancehall jamaicano ou a pop electrónica de dança. E nota-se a influência da sua vivência em Lisboa, na maneira como foi absorvendo matrizes identitárias consensuais, como o fado, e outras mais recentes e em construção, como são as novas linguagens afro-portuguesas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar