Miradouro de S. Pedro de Alcântara mais quatro meses em obras

Circulação de carros na Rua das Taipas estará muito condicionada devido ao arranjo paisagístico da parte inferior do miradouro.

Foto
Carla Rosado

Ainda vai haver pelo menos mais quatro meses de obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. A autarquia anunciou na sexta-feira passada, numa nota publicada no seu site, que a nova fase de trabalhos se inicia esta semana e que, por isso, parte da Rua das Taipas estará fechada ao trânsito automóvel durante todo o Verão.

A obra que agora se inicia é o arranjo paisagístico da plataforma inferior do miradouro, que foi remexida por completo no âmbito da obra principal, a de estabilização do terreno, que já terminou há mais de um ano.

Durante os próximos meses estará proibida a circulação de carros no troço da Rua das Taipas entre a Rua de São Pedro de Alcântara e a esquina do miradouro. Daí para a frente haverá “fortes restrições à circulação e estacionamento”, informa a câmara. Para descer para a Avenida da Liberdade, a alternativa é seguir pela Rua da Escola Politécnica, virar à direita na Rua Nova de São Mamede e depois optar pela Rua do Salitre ou pela Barata Salgueiro.

Desde Maio de 2017 que a plataforma inferior do miradouro está vedada ao público, depois de a câmara ter decidido fazer “uma intervenção urgente” para conter “uma massa de terra profunda” com “tendência a deslocar-se em direcção ao vale da Avenida da Liberdade”, como então explicou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. A obra esteve envolvida em grande controvérsia porque, como o PÚBLICO revelou na altura, um dos relatórios usados pela autarquia para justificar a sua “urgência imperiosa” só chegou à câmara depois de essa figura ser invocada.

Antes desta intervenção, a plataforma inferior do miradouro tinha canteiros ajardinados, bancos, candeeiros, uma fonte e vários bustos em pedra. Em Maio do ano passado, a câmara apontava para Maio deste ano para a conclusão definitiva dos trabalhos.

Na parte de cima do miradouro, de onde se obtêm vistas desafogadas sobre a parte antiga da cidade e um pouco das Avenidas Novas, mantém-se um gradeamento verde provisório que impede o acesso à parte de baixo. Mas não impede a fruição da paisagem.

Sugerir correcção
Comentar