Dez concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo de incêndio

Nesta quinta-feira, as temperaturas vão chegar aos 38 graus Celsius. Há quatro distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente e todo o país tem risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Foto
PAULO NOVAIS/LUSA

Uma dezena de concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Guarda e Castelo Branco apresentam nesta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em alerta máximo de incêndio os municípios de Tavira, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Em risco muito elevado estão mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Setúbal, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Vila Real, Porto, Braga e Bragança.

Vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental também estão em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Braga até às 17h de sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa ainda que todos os distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, com exceção do Faial (grupo central) e Flores (grupo ocidental) que estão com níveis elevados, apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê céu limpo e subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental a norte de Sines durante a tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Lisboa) e as máximas entre os 27 (na Guarda) e os 38 (em Setúbal).

Sugerir correcção
Comentar