A Ajuda vai ser “inundada” de cultura já em Outubro

A Ajuda é o bairro escolhido para a quinta edição da LisbonWeek. A programação traz consigo acesso a sítios até aqui pouco conhecidos, exposições e concertos.

Foto
RG RUI GAUDENCIO

Há cinco anos que a LisbonWeek promove eventos em bairros de Lisboa. O objectivo é dar a conhecer sítios menos visitados e turísticos, promovendo uma experiência mais aprofundada da cidade. Para a edição de 2019, que se vai realizar de 26 de Outubro a 3 de Novembro, o palco escolhido foi a Ajuda.

Com o compromisso de “dar uma nova vida às ruas de Lisboa”, a LisbonWeek chega em Outubro à Ajuda com uma programação que envolve exposições, música, arte, novos miradouros e até espaços que nunca estiveram abertos ao público.

Com a duração de nove dias, esta edição incluirá actividades de acesso gratuito e visitas pagas: tanto a lugares já conhecidos da zona como a zonas novas e desconhecidas (muitas delas até agora interditas ao público). Entre elas encontram-se a Igreja da Memória – que terá a cúpula aberta para visitas pela primeira vez – o Cemitério da Ajuda, novas salas do Palácio Nacional da Ajuda e os Moinhos da Ajuda.

Muito do programa vai também focar-se nos vários miradouros existentes na zona. Este ano haverá também uma campanha de integração das comunidades que habitam a Ajuda. Segundo Xana Nunes, coordenadora do projecto, a ideia é “mostrar a Ajuda de cada um” através da exposição de fotos das ruas ou mesmo dos vizinhos que os moradores queiram tirar.

Estas submissões podem ser feitas através do endereço de e-mail da organização. A programação ainda não está completa, mas bilhetes para as visitas culturais já estão disponíveis na Ticketline, a um preço unitário de 7€. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar