Termómetros podem chegar aos 35 graus no domingo de eleições

IPMA prevê um dia quente em todo o país no dia das eleições.

Lisboa
Foto
Nuno Ferreira Santos/arquivo

No próximo domingo, dia de eleições europeias, os termómetros podem chegar aos 35 graus nos concelhos de Ferreira do Alentejo (Beja), Coruche (Santarém) e Alcácer do Sal (Setúbal) e deverão rondar os 34 graus na maioria dos restantes concelhos destes distritos, assim como nalgumas regiões de Évora e Portalegre. 

Segundo as previsões avançadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros rondarão ainda os 30 graus nalgumas regiões dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro e Lisboa no próximo domingo. No Porto, as temperaturas deverão ficar abaixo dos 30 graus, com as previsões a apontarem para 24ºC de máxima.

Nesta segunda-feira, segundo as previsões do IPMA, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com “períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro” e a “possibilidade de aguaceiros fracos no Minho durante a tarde”. Haverá uma pequena subida da temperatura máxima, com os termómetros a poderem chegar aos 26 graus em Évora e Faro.

No Porto, as máximas rondarão os 18ºC e a temperatura mínima os 9ºC, prevendo-se alguns períodos de céu nublado. Na Guarda, as temperaturas vão variar entre os 16ºC de máxima e os 5ºC de mínima. Em Lisboa, o céu permanecerá pouco nublado ou limpo e os termómetros poderão chegar aos 22 graus.

O vento será em geral fraco, predominando de noroeste, soprando moderado (até 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde e por vezes forte (até 45 km/h) nas regiões Centro e Sul.

O IPMA alerta ainda para um risco muito elevado de incêndio nos concelhos de Gavião (em Portalegre), Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Portimão e Lagos (no distrito de Faro). Em risco elevado de incêndio encontram-se 29 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Faro.

Sugerir correcção