O Governo brinca com os professores e a vida de quem trabalha

Já se gastou tanto dinheiro mal gasto, já largámos de barato milhões e milhões para amparar as jogatinas da banca, mas não nos podemos dar ao luxo de abrir os cordões à bolsa para satisfazer as justas pretensões desta classe?

Foto
Rui Gaudencio

Já muita tinta correu, nestes últimos dias, sobre as mais recentes peripécias de um governo que se encontra perdido no espaço e no tempo. No espaço porque não se sabe colocar no seu devido lugar e no tempo porque ele é de campanha e de eleições. Não pode, contudo, perder o norte no que se refere à vida de milhares de professores que viram quase uma década da sua vida apagada em prol da santa dívida externa e do beato défice. Acrescento as minhas humildes considerações à enxurrada de palavras que têm sido desferidas por muitos, mas sempre contra os mesmos.

É de fiel justiça afirmar que todos temos direito a ver o nosso trabalho reconhecido e valorizado, independentemente dos governos ou das circunstâncias em que ele é feito. No caso dos professores, este direito é amplamente amputado enquanto o tempo integral de serviço não for reposto. Dirão: mas, se tal acontecer, serão muitos os professores que irão progredir na carreira. E pergunto eu: e qual é o problema? Se seria esse o normal desenrolar dentro desta carreira especial da função pública, não há qualquer tipo de razão para que tal não suceda.

Porque é que o Governo não tomou tão hirta postura quando o Novo Banco exigiu mais mil milhões de euros para cobrir o seu buraco, fruto única e exclusivamente da gestão danosa dos seus proprietários?

Esta questão ainda se torna mais interessante se colocarmos estas duas pretensões em perspectiva: de um lado, um banco privado, cujos eventuais lucros e dividendos serão distribuídos pelos seus accionistas à custa de injecções de capital sucessivas que saíram directamente das nossas carteiras; do outro, os professores, uma classe profissional imprescindível para um país que se quer culto e no caminho do progresso. Ora, será da mais elementar compressão perceber que sem o Novo Banco ou outro banco qualquer viveríamos bem, mas sem os professores não. Aliás, todo este teatro de António Costa mostra onde mora o seu compromisso e, mais uma vez, sou forçado a dizer que é com o capital.

Já se gastou tanto dinheiro mal gasto, já largámos de barato milhões e milhões para amparar as jogatinas da banca, mas não nos podemos dar ao luxo de abrir os cordões à bolsa para satisfazer as justas pretensões desta classe?

Dizem que não é justo tendo em conta todas as outras classes e teme-se que também elas virão reclamar o que é seu. Em primeiro lugar, o Governo mente quando tenta dividir os trabalhadores da função pública para tornar mais fraca a sua luta; e, em segundo, seria do interesse nacional que todos viessem e reclamassem aquilo que é seu por direito. Pode ser que assim paremos de nos auto-intitular um país de brandos costumes para dar lugar a um país de costumes justos.

Contudo, não poderia concluir esta breve análise sem aplaudir o PSD e o CDS pelo belo teatro que, em conjunto com o Governo, levaram a cena num dia para no outro arrumar as trouxas e fazerem-se a caminho da campanha. Ironias à parte, o Governo e a direita brincam com a vida das pessoas em prol de um jogo em torno dos votos. Não vale tudo, pensava eu.

Vão-se contentando com o nosso défice recordista nesta corrida frenética onde nunca se vai perceber quem ganha o quê.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários