Anti-sionismo e anti-semitismo

Pratica-se hoje uma nefasta indistinção entre o anti-semitismo europeu moderno e o anti-sionismo árabe que não se baseia em questões de hostilidade étnica e de impurezas biológicas, mas apenas em conflitos territoriais.

As reacções desmesuradas a um cartoon de António publicado no Expresso e na edição internacional do New York Times trouxeram até nós a questão de uma crescente equiparação, em toda a Europa e nos Estados-Unidos, entre anti-sionismo (ou, ainda mais estritamente, a política e o reforço de um Estado militar e colonial pelo actual governo de Israel) e anti-semitismo. Ainda recentemente, ao visitar um cemitério judeu, o Presidente francês Emmanuel Macron, prometendo adoptar medidas legais para combater o anti-semitismo, definiu o anti-sionismo como uma das formas modernas de anti-semitismo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários