Desemprego recua para 6,5% em Fevereiro

Na estimativa provisória de Março, o Instituto Nacional de Estatística espera que o desemprego continue a cair para os 6,4%.

Foto
Rita França

Depois de ter estabilizado no arranque de 2019, a taxa de desemprego em Portugal recuou para 6,5% em Fevereiro e deverá cair para os 6,4% em Março, revelou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, em Fevereiro de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,5% da população activa, menos 0,1 pontos percentuais do que em Janeiro e menos 1,1 pontos percentuais face a Fevereiro de 2018. O valor, ajustado dos efeitos sazonais, representa uma revisão em alta de 0,2 pontos percentuais face à estimativa provisória que tinha sido divulgada recentemente e traduz-se em 336.300 pessoas desempregadas.

O desemprego não ajustado da sazonalidade segue a mesma tendência de descida, embora as taxas sejam um pouco mais elevadas: em Fevereiro o desemprego caiu para 6,8% e as estimativas provisórias de Março apontam para uma nova queda para os 6,7%.

O desemprego jovem também está a recuar, tendo atingido 16,9% das pessoas entre os 15 e os 24 anos em Fevereiro, taxa que deverá recuar para os 16,5% em Março.

O INE também dá conta de uma estabilização da população empregada entre Janeiro e Fevereiro, estimando que nessa altura havia 4.846.000 mil pessoas empregadas. Já na comparação com o período homólogo o emprego aumentou 1,4% (mais 66.100 pessoas).

Desde 2014, o INE divulga todos os meses dados sobre a evolução do mercado de trabalho em Portugal, complementando as estatísticas trimestrais. Há diferenças metodológicas entre os números trimestrais e os mensais, o que leva a que todos os meses o instituto faça uma revisão dos dados mensais.

No Programa de Estabilidade, apresentado recentemente, o Governo espera chegar ao final de 2019 com uma taxa de desemprego de 6,6%.

Sugerir correcção
Comentar