Instagram permite fazer compras directamente na aplicação
As empresas terão de pagar uma taxa para venderem os seus produtos no Instagram. Para já, o serviço apenas está disponível nos EUA.
Vai ser possível fazer mais compras no Instagram. Depois de permitir marcar idas ao cabeleireiro e reservar bilhetes de cinema nos Estados Unidos, o Instagram vai permitir aos utilizadores naquele país comprarem produtos de marcas como a Adidas, Zara, Burberry, Dior e H&M, directamente na aplicação.
A informação foi anunciada esta terça-feira num comunicado da rede social, que o Facebook comprou em 2012.
Quando os utilizadores vêem um produto de que gostam – por exemplo, uma mala ou um par de sapatos – basta clicarem sobre a imagem para aparecer uma caixa com a informação sobre o preço. É preciso definir a morada, nome, e método de pagamento (PayPal ou cartão de crédito) apenas uma vez. Depois, será automático.
De acordo com um porta-voz, a empresa vai introduzir uma “taxa de venda” que as empresas a usar o Instagram terão de pagar para ter acesso ao processo de pagamento online. Não são reveladas quantias, mas os utilizadores não vão pagar mais.
O retalho é uma área em que a empresa tem vindo a apostar: dados do Instagram mostram que 80% dos utilizadores que usam a aplicação segue pelo menos uma conta de uma empresa. Em 2019, o site tem mais de mil milhões de contas activas todos os meses. Num comunicado de 2018, a empresa descreveu o retalho na aplicação como “uma forma das pessoas se entreterem, inspirarem, e conectarem com outras marcas”.
Também vai ser possível receber notificações sobre a encomenda directamente no Instagram.
Ainda não há data para a chegada do serviço a Portugal. Por enquanto está numa “fase beta”, apenas disponível a algumas empresas nos EUA.