Bouteflika candidata-se e manifestantes voltam à rua

Campanha do Presidente diz que, se vencer o quinto mandato na votação de Abril, Bouteflika convocará eleições antecipadas.

Bouteflika em 2014. Desde que sofreu um AVC em 2013, apareceu em público meia dúzia de vezes
Fotogaleria
Bouteflika em 2014. Desde que sofreu um AVC em 2013, apareceu em público meia dúzia de vezes MOHAMED MESSARA/EPA
Argelinos protestam em Marselha contra um Presidente incapacitado
Fotogaleria
Argelinos protestam em Marselha contra um Presidente incapacitado JEAN-PAUL PELISSIER/Reuters
Nas ruas de Argel os manifestantes pedem mudança após a confirmação da candidatura de Bouteflika
Fotogaleria
Nas ruas de Argel os manifestantes pedem mudança após a confirmação da candidatura de Bouteflika MOHAMED MESSARA/EPA

Centenas de argelinos voltaram a manifestar-se contra a candidatura do actual Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato. O prazo para registo das candidaturas acabava no domingo e alguns esperavam que face à pressão dos últimos dias, com dezenas de milhares de pessoas nas ruas, o Presidente acabasse por não se candidatar.

E Bouteflika, que nos últimos anos raras vezes tem aparecido ou falado em público depois de um AVC que o terá deixado com capacidades diminuídas, não compareceu ele próprio para registar a sua candidatura, como exigiria a Comissão Eleitoral.

Em vez disso, o director de campanha Abdelghani Zalene fez o registo e anunciou que o Presidente de 82 anos irá convocar eleições antecipadas e nessa votação não irá concorrer.

Zlene leu uma carta que disse ter sido escrita por Bouteflika. “Ouvi os pedidos dos manifestantes e em especial dos milhares de jovens que perguntam pelo futuro da nossa nação”, dizia a carta.

“Estou empenhado na organização de uma eleição presidencial antecipada”, afirmava a missiva, acrescentando que a data seria decidida por uma “conferência nacional” após a votação de 18 de Abril. Promete “não ser candidato nessa eleição” e ainda levar a cabo nessa altura uma revisão da constituição.

Os manifestantes reagiram: acham que este anúncio “não tem significado nenhum” e exigem “mudança já”.

Bouteflika é tido como o responsável pelo fim da violência que marcou a guerra civil na Argélia (que entre 1992 a 2002 deixou entre 100 e 200 mil mortos e ainda 20 mil desaparecidos) e o garante da estabilidade no país. O espectro do regresso dessa violência, assim como o gasto dos lucros do petróleo em alguns programas sociais, manteve a sociedade argelina com pouca vontade de protestar.

Mas depois de um mandato em que Bouteflika mal apareceu – não fala em público há seis anos – muitos não estão dispostos a manter o que consideram ser “uma farsa” com um Presidente obviamente incapacitado para as suas funções.

O quadro com a cara de Bouteflika, que aparece nas cerimónias públicas em vez do Presidente ausente, tornou-se agora também um símbolo dos manifestantes, motivo de troça e protesto. 

As autoridades dizem que o Presidente viajou para Genebra, Suíça, no final de Fevereiro para “um check-up de rotina”.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários