Torne-se perito

Nove curtas de animação e seis documentários vão receber 1,3 milhões de apoio

Decisões do Instituto do Cinema e do Audiovisual dizem ainda respeito a concursos relativos a 2018.

João Pedro Rodrigues vai realizar o documentário <i>Onde Fica Esta Rua?</i>
Foto
João Pedro Rodrigues vai realizar o documentário Onde Fica Esta Rua? Miguel Manso

Nove curtas-metragens de animação e seis documentários vão receber apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), no total de 1,3 milhões de euros, que dizem ainda respeito aos concursos de 2018, revelou o organismo.

Do concurso de apoio à produção de curtas-metragens de animação, serão repartidos 888 mil euros por nove projectos cinematográficos, entre os quais, com 120 mil euros, o filme Garrano, de Vasco Sá e David Doutel, os mesmos autores dos premiados O Sapateiro (2011), Fuligem (2014) e Agouro (2018).

Também com 120 mil euros cada serão contemplados Eduardo, Walter e Leonidov, de Miguel Filipe Matos, e Pelas Sombras Medeia a Luz, de Mário Gajo de Carvalho.

A este apoio à produção de curtas-metragens de animação concorreram 37 projectos cinematográficos.

Quanto ao apoio à produção de documentários, este é repartido por dois concursos, cada um deles com um montante de 450 mil euros, tendo sido concluído somente o primeiro. A ele candidataram-se 63 projectos de longas e curtas documentais, tendo sido escolhidos seis deles, todos de longa-metragem.

Com 90 mil euros cada, vão ser apoiados No País de Alice, de Rui Simões; Fantasmas do Império, de Ariel de Bigault; Fogo no Lodo, de Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca; e Onde Fica Esta Rua?, de João Pedro Rodrigues.

Os restantes, Kutchinga, de Sol de Carvalho; e O Palácio (de Cidadãos), de Rui Pires, receberão 45 mil euros cada de apoio financeiro.

O segundo concurso de apoio a documentários está ainda, segundo informação no site do ICA, em análise de candidaturas.