Escola da Póvoa de Varzim usa plantas para integrar crianças com necessidades especiais

Este é um projecto inclusivo que, através da criação de uma estufa, aposta num ensino diferenciado, proactivo e que respeita a individualidade e necessidade de cada um.

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Uma escola da Póvoa de Varzim está a usar o cultivo de plantas e a jardinagem como forma de dotar 27 alunos, que beneficiam de ensino inclusivo, de melhores competências académicas e sociais.

O projecto nasceu há alguns anos no Agrupamento de Escolas Campo Aberto, na freguesia de Beiriz, com a criação de uma horta pedagógica, mas agora evoluiu para uma estufa, oferecida por uma empresa, onde o grupo de crianças com necessidades especiais é responsável por cuidar de várias plantas.

A intenção é que, com esta actividade, os alunos com idades entre os 10 e os 19 anos aprendam práticas de sustentabilidade, desenvolvam conceitos básicos de matemática, ciências, português e inglês, e, sobretudo, promovam relações interpessoais.

"É uma actividade mais prática, num trabalho que poderá significar, no futuro, uma empregabilidade e até autonomia enquanto adultos. É algo mais próximo do real, mais apelativo e motivador para a aprendizagem", explicou Gracinda Cadilhe, coordenadora de educação especial do agrupamento escolar.

A docente lembrou que muitos dos alunos integrados no projecto "sofrem de perturbações do espectro do autismo, que precisam de espaço para expandir energia, e onde possam tocar, sentir e cheirar".

"O ensino tem de ser diferenciado e proactivo, respeitando a individualidade e a necessidade da cada um. Colocar estas crianças a sentir e trabalhar na estufa ou na horta, ajuda-as a descobrir de onde surgem as coisas. Hoje, onde tudo é muito digital, é importante voltar à terra", analisou a coordenadora.

Na nova estufa, com cerca de 80 metros quadrados, as crianças estão a cuidar de plantas que, no futuro darão mirtilos e framboesas, desenvolvendo a percepção que, ao produzirem, vão receber o retorno do seu trabalho e esforço.

"Sinto que com estas actividades há uma clara evolução destas crianças. Muitas chegam pouco amadurecidas e pouco autónomas, mas vão desenvolvendo as suas capacidades sociais e melhorando competências de conteúdos nas várias disciplinas que leccionámos na sala de aula", garantiu Gracinda Cadilhe.

Já o director do Agrupamento de Escolas Campo Aberto garantiu que estes projectos desenvolvidos no estabelecimento de ensino "apostam numa política educativa inclusiva, trabalhada com vários parceiros da comunidade local".

"Neste caso, com o apoio da empresa Cotesi, do Grupo Violas, que nos ofereceu a estrutura, conseguimos ter uma estufa maior, com outros recursos, para trabalharmos numa lógica inclusiva e de reforço dos conhecimentos e capacidade dos alunos", vincou João Grancho.

O responsável considerou que, actualmente, os directores das escolas têm cada vez mais de promover "políticas que possam atender ao perfil dos alunos para que estes tenham sucesso", considerando ser fundamental o "trabalho dos professores e os contributos dos parceiros que possam acrescentar valor para a criação de novos projectos".

"Temos uma ambição grande que a partir desta proposta [da estufa], possamos desenvolver outras. Temos desenhado para o futuro construir um espaço de raiz dedicado a uma cozinha pedagógica, mais ampla, que possa ser usada por todos os alunos da escola", concluiu João Grancho.

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