AR discute realização de obras "urgentes" em duas escolas do concelho de Loures

A petição, que recolheu 4.500 assinaturas, foi promovida pela comunidade escolar da escola Secundária da Portela e da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia.

Foto
Sebastiao Almeida

O parlamento vai discutir na quinta-feira uma petição e dois projectos de resolução, do partido ecologista "Os Verdes", que pedem a realização de obras "urgentes" em duas escolas da Portela, no concelho de Loures.

A petição, que recolheu 4.500 assinaturas, foi promovida pela comunidade escolar da escola Secundária da Portela e da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, ambas situadas na localidade da Portela (distrito de Lisboa) e onde estudam cerca de 1.900 alunos.

"As escolas EB 2,3 Gaspar Correia e Secundária da Portela (Arco-Íris) necessitam de obras de fundo urgentes a vários níveis. Os problemas são inúmeros e foram reconhecidos no mais recente relatório da Delegada de Saúde do concelho de Loures", refere o texto da petição.

Relativamente à escola básica 2,3 Gaspar Correia, os signatários referem que este equipamento escolar "apresenta um conjunto muito grande de deficiências a carecerem de urgente resolução": "De destacar, pela sua perigosidade, o revestimento da cobertura dos pavilhões e das passagens cobertas entre estes serem em fibrocimento, contendo amianto, e o mesmo se encontrar degradado", aponta a petição.

Já a escola Secundária da Portela "apresenta igualmente fibrocimento degradado no revestimento da cobertura dos pavilhões e nas passagens entre pavilhões. O pavimento e as escadas apresentam zonas com desníveis e em mau estado de conservação".

Em discussão estarão também dois projectos de resolução do partido ecologista "Os Verdes" (PEV), que recomendam ao Governo uma intervenção em cada uma destas escolas.

"À semelhança do que sucede com muitos estabelecimentos de ensino em Portugal, a Escola Secundária da Portela não tem tido obras profundas, o que acabou por resultar num conjunto de problemas que condicionam o seu normal funcionamento e comprometem o bem-estar da comunidade escolar", alerta o texto do projecto de resolução sobre a Secundária da Portela.

No mesmo sentido, o projecto de resolução sobre a escola Gaspar Correia aponta para "graves deficiências estruturais que comprometem o normal funcionamento deste estabelecimento escolar".

"É evidente que a Escola EB 2,3 Gaspar Correia necessita de obras urgentes de reabilitação, indispensáveis à concretização do direito à educação e à garantia de condições dignificantes a toda a comunidade escolar", sublinha o documento.

Sugerir correcção
Comentar