Daesh reivindica duplo atentado contra catedral filipina

O ataque provocou mais de 80 feridos, na manhã deste domingo.

Foto
EPA/LAURENZ CASTILLO

 grupo extremista Daesh reivindicou o duplo atentado deste domingo contra a catedral católica de Jolo, nas Filipinas, que causou pelo menos 20 mortos, indicou o centro norte-americano que vigia as actividades do movimento jiadista (SITE).

Segundo o SITE, o Daesh difundiu um comunicado a relatar que dois homens suicidas explodiram duas bombas no interior da catedral e no parque de estacionamento. 

O ataque provocou mais de 80 feridos, entre os quais cinco soldados, de acordo com o balanço revisto pela polícia. Ocorre uma semana depois de mais de dois milhões de filipinos da comunidade de maioria muçulmana no sul do país, onde se situa a ilha de Jolo, terem sido chamados a participar num referendo para tornar esta região mais autónoma e, assim, acabar com cinco décadas de conflito.

"Os inimigos do Estado desafiaram a capacidade do Governo de garantir a segurança dos cidadãos na região", afirmou Salvador Panelo, porta-voz do presidente filipino Rodrigo Duterte. "As forças armadas das Filipinas estarão à altura e destruirão esses criminosos sem Deus". 

A polícia filipina continua a investigar as explosões, mas as autoridades suspeitam que o ataque tenha sido perpetrado pelo Abu Sayyaf, grupo terrorista que jurou lealdade aos jiadistas do auto-denominado Estado Islâmico e tem levado a cabo outros atentados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários