Se vencer em Alvalade, FC Porto estabelece novo recorde nacional de vitórias

Caso os "dragões" vençam o Sporting, no sábado, tornam-se os primeiros em Portugal a somar 19 vitórias consecutivas, deixando de partilhar recorde de 18 vitórias com o Benfica.

Foto
Série vitoriosa dos "azuis e brancos" teve início em Outubro LUSA/OCTÁVIO PASSOS

O FC Porto está a uma vitória de fixar um novo recorde nacional de vitórias. O triunfo sobre o Nacional, na segunda-feira, foi a 18.ª vitória consecutiva dos “azuis e brancos”, que igualaram a marca estabelecida pelo Benfica em 2010-11.

No sábado, o Sporting será o clube que poderá deitar por terra a caminhada começada em Outubro pela formação de Sérgio Conceição. A história recente não é nada favorável aos “dragões”: os portistas não vencem para o campeonato no reduto dos “leões” desde 2008, somando cinco empates e quatro derrotas em Alvalade na última década.

Apesar de o treinador dos “azuis e brancos” desvalorizar por várias vezes esta série vitoriosa, este sábado, em Alvalade, para além de os portistas procurarem reforçar a liderança isolada no campeonato, o potencial recorde estará na mente de muitos adeptos.

A série de vitórias teve início em Outubro, quando os “dragões” venceram o Vila Real por 6-0, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Desde esse dia, a formação de Sérgio Conceição não experienciou outro sabor que não o da vitória, por vezes arrancada nos derradeiros momentos da partida. Nesta série vitoriosa, os portistas marcaram 49 golos e sofreram 15.

Foto
Portistas não vencem em Alvalade para o campeonato desde 2008 PEDRO NUNES / REUTERS

Dos 18 triunfos consecutivos, nove foram a contar para o campeonato, dois para a Taça da Liga e três para a Taça de Portugal. Nas competições internacionais, os “dragões” venceram os últimos quatro encontros, factor que contribuiu para os 16 pontos amealhados no Grupo D, que igualou o recorde​ de pontos obtido​ em 1996-97, com António Oliveira a treinador e o actual técnico portista, Sérgio Conceição, a lateral-direito.

O FC Porto conseguiu, também, pela primeira vez na história do clube, arrecadar cinco vitórias consecutivas na Liga dos Campeões, feito que nem sequer foi conseguido na época 2003-04, em que os portistas venceram a competição com José Mourinho.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários