Brasil é de Bolsonaro: “Capitão chegou” para “restabelecer a ordem nesse país”

Ex-militar tomou posse como Presidente, celebrou aniquilamento do socialismo e prometeu combater as “ideologias nefastas”. “A nossa bandeira jamais será vermelha”, jurou.

Fotogaleria

Primeiro dia do ano, primeiro dia da nova era da vida política brasileira. Três meses depois de receber a confiança (e o voto) de quase 58 milhões de eleitores, o ex-capitão Jair Bolsonaro tomou posse, esta terça-feira, em Brasília, como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, pondo um ponto final em 13 anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e em dois anos de presidência Temer. Uma data que o novo chefe de Estado decretou como “o dia em que o povo começou a libertar-se do socialismo” e que o povo que foi assistir à festa celebrou com gritos de “mito”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Primeiro dia do ano, primeiro dia da nova era da vida política brasileira. Três meses depois de receber a confiança (e o voto) de quase 58 milhões de eleitores, o ex-capitão Jair Bolsonaro tomou posse, esta terça-feira, em Brasília, como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, pondo um ponto final em 13 anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e em dois anos de presidência Temer. Uma data que o novo chefe de Estado decretou como “o dia em que o povo começou a libertar-se do socialismo” e que o povo que foi assistir à festa celebrou com gritos de “mito”.

Numa cidade blindada e debaixo do “maior dispositivo de segurança de sempre”, segundo os media brasileiros, Bolsonaro foi recebido por centenas de milhares de brasileiros em êxtase, que cantaram, festejaram, choraram e apinharam-se para ver o “capitão” e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ao longo do trajecto que percorreram durante uma tarde rica em protocolo, acenos, sorrisos, momentos solenes e promessas.

Na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, onde teve lugar a cerimónia e o juramento que inauguraram o seu mandato presidencial – bem como o do vice-presidente, o general Hamilton Mourão –, Jair Bolsonaro começou o seu discurso, “curtinho” e contido, agradecendo a Deus, “por estar vivo”, e aos médicos que o operaram, pelo “milagre”, na sequência do esfaqueamento durante a campanha eleitoral.

“Fortalecido, emocionado e profundamente agradecido a Deus e aos brasileiros”, o novo Presidente recuperou as promessas de campanha para reassumir o seu compromisso no combate à “corrupção”, à “criminalidade”, à “irresponsabilidade económica” e à “submissão ideológica”, tendo sempre como pano de fundo os “valores da família” e a “herança judaico-cristã”. 

“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, repetiu vezes sem conta, ao longo do dia. 

O homem que, durante a campanha presidencial, ameaçou “metralhar” e “prender” opositores e que jurou acabar com os “coitadismos” dos negros, das mulheres, dos homossexuais e dos nordestinos, assumiu que quer agora ajudar a construir “uma sociedade sem discriminação e sem divisão”, para que “o Brasil se encontre com o seu destino”.

Mas mais tarde, na varanda do Palácio do Planalto, depois de ter acenado à multidão a partir do “velhinho” Rolls-Royce descapotável usado por tantos outros presidentes, e de ter recebido de Michel Temer a faixa presidencial, o 38.º Presidente do Brasil optou por deixar a contenção à porta, ao som do cântico “capitão chegou”​.

“Restabeleceremos os padrões éticos e morais que transformarão o nosso Brasil. A corrupção, os privilégios e as vantagens vão acabar. Os favores partidarizados devem ficar no passado para que o Governo e a Economia sirvam de verdade à nação. Tudo o que faremos a partir de agora tem um propósito: os interesses dos brasileiros em primeiro lugar”, prometeu Bolsonaro. “Mito, mito, mito”, respondeu-lhe a multidão. 

No dia em que anunciou que o Brasil foi libertado “do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correcto”, o Presidente também rugiu contra a “ideologização das crianças”, a “desconstrução das famílias” e a “ideologia que defende bandidos e criminaliza polícias”. E piscou o olho à liberalização do acesso às armas. “Vamos restabelecer a ordem nesse país”, afiançou.

No final do discurso e com a bandeira do Brasil nas mãos, o “capitão-presidente” lançou a provocação derradeira contra o passado recente do cargo: “Esta é a nossa bandeira e jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela!”. A multidão gostou e insistiu: “Mito, mito, mito”.

Brasília blindada

Para a tomada de posse de Bolsonaro foi montado um gigantesco dispositivo de segurança em Brasília. Entre policias, bombeiros e militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea, foram mobilizados e distribuídos pela Esplanada dos Ministérios e por outros pontos do Distrito Federal cerca de 12 mil efectivos.

O aparato incluiu o posicionamento de agentes infiltrados entre os que assistiram às cerimónias, a presença de franco-atiradores nos telhados e a instalação de armamento antiaéreo.

A Esplanada dos Ministérios foi “reforçada” com arame farpado e as ruas mais próximas foram cortadas ao trânsito. As restrições na circulação em Brasília abrangeram igualmente o lago Paranoá. Todas as embarcações foram impedidas de ancorar a uma distância inferior a 100 metros da ponte Juscelino Kubitschek e a 50 metros das restantes pontes.

Os que quiseram acompanhar de perto a tomada de posse do militar na reserva tiveram de se deslocar para o local a pé e passar por quatro pontos de controlo e de revista, instalados pelas forças de segurança. 

Esfaqueado durante a campanha eleitoral, num comício em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, o novo Presidente do Brasil foi obrigado a vestir um colete à prova de balas por baixo da roupa.

Ausências e presenças

Tal como tinham anunciado nos últimos dias do ano, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB) não se fizeram representar na tomada de posse de Bolsonaro por deputados e senadores.

O partido de Lula da Silva, Fernando Haddad e Dilma Rousseff tinha referido, em comunicado, que a decisão de não enviar os seus parlamentares não teve a ver com um não-reconhecimento do resultado das presidenciais de Outubro pelo PT, mas com o processo que levou à eleição de um político “vinculado a um programa de retrocessos civilizacionais”.

“O processo eleitoral de 2018 foi descaracterizado pelo golpe do impeachment [a Dilma Rousseff], pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”, acusa o PT, o partido que, com 56 eleitos, foi o que conseguiu uma maior representação na Câmara dos Deputados nesta muito fraccionada legislatura, que se inicia a 1 de Fevereiro. 

“O resultado das urnas é facto consumado, mas não representa aval a um Governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizacionais”, refere ainda.

Quem também não foi ao Palácio do Planalto para a tomada de posse foram os ex-presidentes Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso – Lula também não esteve em Brasília, está detido em Curitiba, na sequência da condenação no âmbito da Operação Lava-Jato

Por outro lado, os antigos chefes de Estado Fernando Collor de Mello e José Sarney acederam ao convite de Bolsonaro e estiveram na cerimónia. E com eles Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), Benjamin Netanyahu (primeiro-ministro de Israel) ou Viktor Órban (primeiro-ministro da Hungria) – os dois últimos trocaram abraços calorosos e tiraram fotografias com Bolsonaro no momento dos cumprimentos.

Em representação dos Estados Unidos esteve Mike Pompeo (secretário de Estado). Donald Trump não foi a Brasília, mas apressou-se a felicitar Bolsonaro, via Twitter, pelo “excelente discurso”, pouco depois da sessão plenária. O Presidente brasileiro gostou do que leu e entre romarias no Rolls-Royce, dedicou o seu primeiro tweet “presidencial” ao chefe de Estado norte-americano: “Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a protecção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!”.