Chegaram a Portugal 33 refugiados provenientes do Egipto

Os cidadãos que chegaram esta semana encontravam-se no Egipto sob protecção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Foto
Daniel Rocha

Portugal recebeu esta semana 33 cidadãos refugiados, provenientes do Egipto mas nacionais do Sudão do Sul e da Síria, adiantou o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em comunicado.

"Os 33 cidadãos, 14 adultos e 19 menores (seis famílias e dois cidadãos isolados), nacionais do Sudão do Sul e da Síria, são acolhidos pela Associação Peaceful Paralel (Coimbra), pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, pela Câmara Municipal do Alvito e pela Câmara Municipal de Lisboa", refere o comunicado desta quarta-feira

Na segunda-feira chegou a Portugal o primeiro grupo de refugiados, composto 26 pessoas, estando já prevista na altura a chegada de novo grupo hoje e de outro ainda durante o mês de Dezembro.

"Os cidadãos que chegaram esta semana encontravam-se no Egipto sob protecção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e, em Julho deste ano, integraram a missão de selecção realizada por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) naquele país.

Decorrem actualmente os procedimentos de pré-partida para mais um grupo proveniente do Egipto, cuja chegada se prevê para breve, lê-se no comunicado do Governo.

O acolhimento de refugiados em Portugal é uma resposta ao pedido da União Europeia para que os Estados-membros ajudem, até ao final de 2019, à reinstalação de 50 mil pessoas a precisar de protecção internacional, tendo o Governo português manifestado disponibilidade para receber 1.010 refugiados sob protecção do ACNUR na Turquia e no Egipto.

"Em Novembro, o SEF e o ACM realizaram a segunda missão de selecção no Egipto e uma primeira missão à Turquia, com entrevistas a cerca de 300 pessoas que serão reinstaladas em Portugal ao longo do próximo ano", refere ainda o comunicado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários