Processo negocial de PPP no Hospital de Braga não deve “considerar-se esgotado”, diz PSD

O anúncio do fim da PPP suscita críticas. Deputados do PSD defendem que a unidade de saúde “tem consistentemente revelado um elevado desempenho". Tribunal arbitral avalia litígio entre a José de Mello Saúde e o Estado.

Foto
Paulo Pimenta

Reverter uma parceria público-privada (PPP) como a do Hospital de Braga, que “demonstra ser eficiente e vantajosa para os cidadãos e o país” seria “um erro grave, com elevados custos para o Estado e que acarreta inegáveis prejuízos para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Quem o diz são os deputados do PSD que entregaram nesta quinta-feira, no Parlamento, um conjunto de perguntas dirigidas ao Ministério da Saúde. E acrescentam que o processo negocial “não deve considerar-se esgotado”.

A exposição surge depois de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter afirmado que a gestão do Hospital de Braga deve passar para o SNS a partir de Agosto de 2019 — altura em que termina o contrato com a José de Mello Saúde.

No texto, os social-democratas defendem que o Hospital de Braga “tem consistentemente revelado um elevado desempenho e uma crescente actividade clínica, como o demonstram os respectivos indicadores assistenciais”.

E reforçam que a “evolução positiva tem, aliás, sido reconhecida nos inquéritos de satisfação realizados aos utentes do SNS, servidos pelo hospital, 85% dos quais lhe atribuíram, em 2017, a classificação de Muito Bom. Ademais, entre 2011 e 2017 registou-se uma significa redução do número de reclamações dos utentes (menos 447) e, inversamente, um ainda mais expressivo aumento do número de elogios (mais 823)”.

Quando é que o Governo vai decidir sobre o regime de gestão do Hospital de Braga? Foi por vontade do parceiro privado que não se desencadeou um novo concurso para a futura gestão da unidade? É por vontade do parceiro privado que não se renova o contrato? Há algum estudo que indique que a reversão para a gestão pública é melhor do que a parceria público-privada (PPP)? São algumas das questões dos deputados.

Apesar dos resultados que, segundo o PSD, são prova do sucesso desta parceria, em 2016, uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) concluía o contrário. O Hospital de Braga não tem “atendido às necessidades de cuidados de saúde da população”, declarava. Apesar de, nos últimos anos, ter feito mais consultas e cirurgias, esta unidade, que funciona em regime de PPP, aceitou um contrato que prevê uma produção de cuidados de saúde que sabe “ser insuficiente”, dizia o TdC.

Estado e José de Mello Saúde em litígio

“O Estado desafiou a actual gestão a continuar a gerir o hospital e o que nos foi dito é que perante as condições não queriam. Se internalizarmos o Hospital de Braga é um caminho sem regresso”, afirmou a ministra da Saúde esta semana.

Num comunicado enviado ao PÚBLICO na quarta-feira, a José de Mello Saúde afirmou que se mostrou, "desde o primeiro momento, disponível para o prolongamento do contrato de gestão da PPP do Hospital de Braga, dentro do actual modelo contratual, desde que esclarecidas as condições de execução do contrato e de sustentabilidade financeira da parceria". Mas não referiu quais são as condições que não estão a ser esclarecidas. O PÚBLICO já questionou a empresa mas não obteve resposta até ao momento.

A ministra da Saúde fez saber que “o parceiro público suscitou ao parceiro privado a possibilidade, na pendência da organização do processo de um novo concurso para uma nova PPP, de se prolongar o actual contrato nas mesmas condições – não poderia ser de outra maneira – e tanto quanto é do conhecimento, houve já uma indisponibilidade definitiva do parceiro privado para continuar a operar”.

Paralelamente a este episódio, decorre um litígio em tribunal arbitral entre a José de Mello Saúde e o Estado. Em causa está o tratamento de doentes com VIH/sida e esclerose múltipla na unidade de Braga. A José de Mello Saúde quer que o Estado lhe pague mais cerca de 33 milhões de euros para financiar o tratamento destes doentes. O anterior Governo, através dos ex-responsáveis pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, subscreveu um acordo para este pagamento não previsto no contrato inicial, mas os actuais responsáveis da pasta contestam esta interpretação.

Sugerir correcção
Comentar