No Natal, as igrejas e templos de Lisboa abrem portas ao público

Igrejas e templos de Lisboa serão palco de concertos e actividades gratuitas na quadra natalícia.

Foto
pp paulo pimenta

Em Lisboa, o Natal volta a ser celebrado em várias igrejas e templos da cidade. Entre 1 e 23 de Dezembro, orquestras e coros regressam a estes locais com muita música barroca mas passando também por outros estilos. As igrejas de São Pedro, em Alcântara, da Nossa Senhora do Amparo, em Benfica e a do Alto do Lumiar serão os palcos do Natal em Lisboa, uma iniciativa cultural da EGEAC (a empresa que gere alguns dos equipamentos culturais da capital).

Com vista a reforçar “o espírito aberto a todas as comunidades de diversas origens que fazem parte da cidade”, também as comunidades Hindu e Ismaili abrirão as portas dos seus templos ao público para visitas guiadas e espectáculos, no que será “uma oportunidade especial para conhecer melhor as tradições e os locais de culto destas comunidades”, afirma a empresa em comunicado.

Na presente edição há também um novo convidado que integra as actividades. A União Budista Portuguesa participa na programação com duas sessões de meditação, que acontecem no Cinema São Jorge, a 15 e 16 de Dezembro, a partir das 11h.

No aeroporto Humberto Delgado, dia 20, o Coro das Nações actua no átrio das chegadas, a partir das 19h. O Teatro São Luiz recebe no dia 19 a Orquestra Clássica Metropolitana num concerto para ouvir Mozart, Beethoven e Tchaikovsky.

Num programa para toda a família, as tradições natalícias antigas serão contadas aos mais novos em três núcleos do Museu de Lisboa: o Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano. Ainda no Museu de Lisboa – Santo António, no segundo fim-de-semana de Dezembro haverá uma ópera que narra a história de Orfeu e Eurídice.

Todas as iniciativas são de entrada gratuita. 

Sugerir correcção
Comentar