“Número de queixas dos transportes tem vindo a descer”, por Luísa Pinto e publicado na edição online de dia 2 de Novembro 2018

Na passada edição do PÚBLICO, de 2 de novembro de 2018, foi publicado, na secção de Transportes, um artigo noticiando a publicação, por parte da Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT), de um relatório sobre reclamações no mercado da mobilidade e transportes, relativos ao primeiro semestre de 2017.

Nesse relatório, que assinala uma redução global do número de reclamações, relativamente ao período homólogo do ano transato, é mencionada a Europcar, como tendo maior número de reclamações, atrás da CP, do Metro e da Transtejo.

Esta informação carece ser devidamente contextualizada e explicada, para ser entendida nos seus precisos termos.

Em primeiro lugar, o tipo de serviço que a Europcar contratualiza com os seus clientes é diverso, na sua natureza, do serviço de transportes públicos, com que a AMT a compara; na Europcar há um atendimento individualizado a cada cliente, muitas vezes com reservas oriundas de entidades terceiras, corporizado num contrato que abrange outras questões que não apenas o aluguer, como seguros, acessórios, combustível, caução, etc.

Este quadro mais complexo propicia a apresentação de reclamações, muito mais do que o ato de transporte coletivo de pessoas.

De qualquer forma, a Europcar, que é líder destacado de mercado em Portugal, celebrou no primeiro semestre de 2017, 242.916 contratos de aluguer, tendo tido 319 reclamações, o que equivale a 0,13%, ou seja, uma percentagem muito pouco significativa em qualquer ramo de atividade.

A Europcar sempre colocou a satisfação dos seus clientes em primeiro lugar, tendo sido eleita escolha do consumidor em 2017 e 2018 e melhor rent a car de 2018, pela Publituris Portugal Travel Awards.

Paulo Moura, Diretor-Geral da Europcar

Nota da Direcção: A notícia do PÚBLICO tem por base as informações que constam do relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e, no que concerne a empresa em causa, limita-se a citar o número de reclamações registadas no primeiro semestre (que a Europcar não desmente): foram 319 reclamações.

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