Como criar uma startup de sucesso: a internacionalização

O segredo do sucesso de uma empresa pode estar no mercado externo. Não se esqueça de avaliar os custos tributários e o impacto nos trabalhadores.

Foto
Getty

Não basta ter um bom nome, uma boa rede de contactos e um produto ou serviço de qualidade. A chave do sucesso de uma startup passa frequentemente pela internacionalização. Grande parte dos negócios inovadores precisam de escala para se tornarem sustentáveis e a expansão para novos mercados permitirá conquistar um maior número de clientes. Num mundo digital sem fronteiras, a tecnologia permite maior proximidade com os consumidores, independentemente da geografia, e facilita também o acesso a um conjunto mais alargado de profissionais especializadas. Para que o processo fomente a expansão comercial e o desenvolvimento da área de negócio, é fundamental considerar os desafios inerentes ao comércio internacional, como a localização, os impostos e as diferenças culturais. Saiba a que deve estar atento:

Pondere qual a melhor localização

Se a ideia é tornar o seu negócio global, importa ponderar algumas variáveis inerentes à cidade, região ou país onde a startup ficará sedeada. A que mercados terá acesso, a partir dessa localização? Que vantagens trará essa deslocação? Existem empresas internacionais com um historial de sucesso ali? Quais são os custos e as obrigações tributárias inerentes?

Esteja atento à legislação

Certifique-se que conhece bem – ou que tem alguém que domine a fundo – a regulamentação e as leis locais. É fundamental avaliar os potenciais efeitos da internacionalização não só no negócio, mas também no orçamento da empresa.

Recorra à sua rede de contactos

Na maioria das vezes, os investidores e mentores dar-lhe-ão informações valiosas, ajudando-o a seleccionar novos mercados. Além disso, as suas redes de contactos podem contribuir para facilitar o processo, tornando-o mais simples. 

Acautele todas as questões tributárias

Antes de internacionalizar a sua startup, recorra a ajuda especializada para analisar em pormenor os custos com impostos associados a essa expansão. Em alguns países poderá estar sujeito a uma dupla tributação, por exemplo. Avalie também a estrutura da empresa e o impacto que poderá ter no preço dos seus produtos.

Não subestime as diferenças culturais

Tenha em conta o idioma, a cultura e as práticas empresariais do país ou região onde a sua startup irá operar. Estes aspectos, são muitas vezes erradamente submetidos para segundo plano, mas podem ter impactos profundos no sucesso da sua empresa no mercado internacional. 

Avalie o impacto da internacionalização nos quadros da empresa

A globalização e consequente expansão de um número crescente de empresas, no mercado internacional, suscitam várias questões relativas aos trabalhadores. Pondere se será necessário deslocar funcionários ou se é mais vantajoso recrutar localmente. Quais os custos associados a essas transferências? Se recorrer à contratação local, será fácil encontrar mão-de-obra qualificada?